Diagnóstico da indústria de confecções a partir do radar e característico de inovação

André Marques Cavalcanti, Felipe Fernando Ribeiro dos Santos, João Antonio Ozório de Cerqueira, Eber Gonçalves Nery, Camila Maria Dias de Araújo Barros

Resumo


Atualmente, no Brasil, a indústria de confecções apresenta crescente oferta de empregos e utilização da capacidade instalada. Contudo, baixos índices de investimento em inovação e treinamento para formar e reter a mão de obra preocupam o grande varejo e ameaçam o atendimento à demanda, penalizando o consumidor. Além disso, o aumento da importação de matéria-prima e produtos acabados com preços extremamente competitivos coloca esse setor em situação de crise, pois a maioria das organizações dessa cadeia é de empresas de pequeno porte (EPP). Assim, discutem-se as características que permitem uma capacidade competitiva mais desenvolvida diante dos concorrentes no exterior e entradas de produtos importados no mercado nacional. Realizou-se uma pesquisa survey tomando-se uma amostra de 50 EPPs de mesma região geográfica. Aplicou-se o característico de inovação a partir do radar de inovação, visando a definir quais dimensões devem ser desenvolvidas que permitam obter diferenciais competitivos com base na inovação. Como resultado, identificaram-se as dimensões “soluções”, “agregação de valor” e “rede”, como sendo as condicionantes para desenvolver a capacidade de inovação.

Palavras-chave


Característico de inovação. Indústria de confecções. Potencial de inovação.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5272

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Exacta – Engenharia de Produção

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