Vol. 12 No. 3 (2013): <strong>July - September</strong>
Editorial BJM/ReMARK vol. 12, n. 3, 2013
Caros leitores,
No último Editorial, um dos aspectos ressaltados foi a necessidade de melhorias no processo de avaliação, procurando dar maior celeridade e qualidade, por meio de um processo de captação e gestão do quadro de avaliadores da Revista Brasileira de Marketing/ReMARK. Este processo já se iniciou, com o estabelecimento de três iniciativas relevantes para os novos rumos pensados para esta revista: 1. criação da Editoria Adjunta; 2. aumento do quadro de pareceristas; e 3. estabelecimento do processo de desk review.
Como o número de submissões à revista cresceu de maneira expressiva desde que assumi a ReMARK, o trabalho de gestão da revista tem se tornado bastante complicado e, tendo em vista a garantia da qualidade no processos de gestão e, principalmente, pensando em termos de aumento do impacto do periódico em nível nacional, decidimos pela criação do cargo de Editor Adjunto. Para assumir esta responsabilidade, chamamos a pesquisadora Suzane Strehlau, que também passa a assinar os editoriais, a partir deste.
Esta escolha deve sinalizar à área a garantia de espaços de publicação e discussão acerca da vanguarda e das fronteiras do marketing, principalmente no que diz respeito aos estudos de caráter mais qualitativo, compondo, comigo, uma frente de trabalho que procurará analisar o valor, a relevância e a contribuição para o avanço dos estudos no campo do Marketing, sejam eles de natureza ensaística ou empírica, teórica, qualitativa ou quantitativa.
Uma das primeiras atividades desenvolvidas por nós, nos primeiros dias de trabalho, foi a busca de novos avaliadores para compor os quadros da revista. Pela ampla experiência e conhecimento da área e dos pesquisadores, por parte da nova Editora Adjunta, conseguimos um avanço significativo nas relações com a comunidade do Marketing no Brasil e, consequentemente, logramos aumento considerável no número de pareceristas, principalmente aqueles com condições de avaliar estudos qualitativos com a devida propriedade. Ainda não equilibramos a balança, pois há necessidade de continuarmos a busca por avaliadores, pois um de nossos maiores objetivos para 2014 será a diminuição no tempo de resposta ao autor.
Esta parceria vem em boa hora, também, pela necessidade de implementação do sistema de desk review. A partir de 2013/2, os Editores deste periódico farão uma primeira análise da submissão. Esta análise terá como função avaliar se o estudo apresentado possui qualidade suficiente para seguir no processo de avaliação e ser designado a determinado número de pareceristas. O desk review visa, principalmente, otimizar o trabalho dos avaliadores, que receberão artigos que, de fato, podem ser de interesse da comunidade acadêmica e que, também, estão dentro dos padrões teórico-metodológicos e de formato estabelecidos pelas normas de submissão da revista.
Isto posto, com muita satisfação que apresentamos os 10 artigos selecionados para compor o terceiro número do volume 12 da Revista Brasileira de Marketing/ReMARK, no ano de 2013. A seleção deste número, agregando-se os outros 2 números deste ano, procura refletir tanto o que vem sendo de interesse por parte da comunidade científica do Marketing – no concernente às preocupações teóricas, metodológicas e de domínio substantivo aplicado do Marketing – quanto as nossas expectativas, com a entrada da Professora Dra. Suzane Strehlau, como Editora Adjunta deste periódico.
Os primeiros artigos deste terceiro número tratam de campos de aplicação mais recentes e fronteiriços do marketing: consumo consciente, anticonsumo, marketing verde e gênero e marketing. O primeiro deles, Consumidora Consciente?! Paradoxos do Discurso do Consumo Sustentável de Moda, foi desenvolvido por Adriana Tenório Cordeiro, Marcela de Moraes Batista, Mayara Andresa Pires da Silva e Girlaynne Danusia Farias Pereira. Na sequência, temos um estudo acerca das motivações para o anticonsumo, intitulado Anticonsumo no Brasil: Investigando a Percepção dos Anticonsumidores de Carne Vermelha, de autoria de Liana Ribeiro dos Santos, Renata Céli Moreira da Silva e Marie Agnes Chauvel. De natureza mais quantitativa e transcultural, apresentamos o artigo Consumo Verde: um Estudo Transcultural sobre Crenças, Preocupações e Atitudes Ambientais, dos autores Pedro Luiz Côrtes e Sergio Luiz do Amaral Moretti. Fechando este primeiro conjunto de artigos, temos o paper Mulheres Cariocas e seus Corpos: uma Investigação a Respeito do Valor de Consumo do Corpo Feminino, escrito por Karla Andrea Dulce Tonini e João Felipe Rammelt Sauerbronn.
O quinto artigo deste número utiliza o modelo da cadeia meios-fim para investigar música erudita e valor percebido no universo dos consumidores de ensino deste estilo musical. A pesquisa foi feita por Thel Augusto Monteiro, Eduardo Eugênio Spers, Antonio Carlos Giuliani e Nadia Kassouf Pizzinatto e é intitulada É Possível Segmentar pelo Valor Percebido? Uma Aplicação em Consumidores do Ensino de Música Erudita.
Os 5 últimos artigos deste número versam sobre diferentes teorias e perspectivas de consumo e marketing, tendo o varejo como domínio substantivo, tratando de temas que vão do relacionamento e da recomendação, passando por aspectos relacionados à preço e predisposição em serviços públicos, à orientação de longo prazo no business-to-business, bem como acessibilidade e inclusão de funcionários portadores de necessidades especiais e seu impacto no atendimento. São eles: Impacto do Marketing de Relacionamento sobre a Recomendação: Evidência do Varejo de Materiais de Construção Brasileiro, de Lucas da Rocha eDanny Pimentel Claro; Relacionamentos de Marketing em Empresas Varejistas: Aspectos Positivos e Negativos, de Cléria Donizete da Silva Lorenço e Ricardo de Souza Sette; Determinação de Preços no Varejo de Serviços Públicos: uma Abordagem Experimental para a Previdência Social Brasileira, de Willian Maximilino Melo, George Bedinelli Rossi, Viviane Chunques Gervasoni e Dirceu da Silva; A Influência da Confiança, Dependência e Comprometimento na Orientação de Longo Prazo de Varejistas para com os Fabricantes Líderes do Mercado de Bebidas, de Ivan Lapuente Garrido, Fernando Rafael Cunha, Fernando Bergamin e Celso Augusto de Matos; e Diversidade no Varejo: Impactos de Acessibilidade e Inclusão na Intenção de Compra, de Marina Dias de Faria, Rodrigo Pereira Siqueira e Jose Luis Felicio dos Santos de Carvalho.
Boa leitura e boa pesquisa!
Otávio Freire
Editor Científico
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Suzane Strehlau
Editora Adjunta