O auxílio das ferramentas educomunicativas no ensino de libras para ouvintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.19205

Palavras-chave:

educomunicação, ensino, inclusão, libras

Resumo

Nesse registro assumimos a concepção atual de inclusão. Independentemente dos conceitos para a palavra inclusão, todos os usos produzem verdades e circulam no nosso cotidiano. Apresentamos as alterações legislativas ocorridas inicialmente no ano de 2005 que determinaram a inserção da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos currículos dos cursos de formação de professores de todo o Brasil. Nesse sentido, o presente artigo relata a experiência do Playlibras, um projeto desenvolvido pelos alunos da disciplina de Projeto de Extensão e Comunicação Comunitária do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN), a partir da demanda suscitada pela Professora da disciplina de Libras da instituição, em razão da escassez de materiais na área. O artigo situa-se na interface da educomunicação, no ensino de Libras para ouvintes e apoia-se na perspectiva da pesquisa exploratória.

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Biografia do Autor

Renata Quinhones Pereira, Universidade Franciscana - UFN

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens

Michele Quinhones Pereira, Universidade Franciscana - UFN

Mestrado em Educação

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Comunicação

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Publicado

16.09.2021

Como Citar

PEREIRA, Renata Quinhones; PEREIRA, Michele Quinhones; GHISLENI, Taís Steffenello. O auxílio das ferramentas educomunicativas no ensino de libras para ouvintes. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e19205, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.19205. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19205. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 38 “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”