Da educação eurocêntrica à educação antirracista: uma introdução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.20213

Palavras-chave:

educação eurocêntrica, educação antirracista, racismo institucionalizado, educação brasileira.

Resumo

O presente artigo busca discutir os encontros e tensões entre a educação eurocêntrica e a educação antirracista no contexto educacional brasileiro, a fim de observarmos não somente o alcance do racismo institucionalizado, mas também os desdobramentos práticos e simbólicos de uma ação e um discurso educativos pautados em processos diversos de silenciamento e invisibilização do próprio racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Silva, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor

Referências

APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade? Petrópolis, Vozes, 2017.

AZEVÊDO, Eliane. Raça. Conceito e Preconceito. São Paulo, Ática, 1987.

BERND, Zilá. Racismo e Anti-racismo. São Paulo, Moderna, 1994.

CARVALHO, Marília Pinto de (org.). Diferenças e desigualdades na escola. São Paulo, Papirus, 2012.

COSTA, Luciano Gonsalves (org.). História e cultura afro-brasileira. Subsídios para a prática da educação sobre relações étnico-raciais. Maringá, EDUEM, 2010.

FERNANDES, José Ricardo. “Ensino de História e Diversidade Cultural: Desafios e Possibilidades”. Caderno Cedes, Campinas, Vol. 25, No. 67: 378-388, set.-dez. 2005.

GARVEY, Marcus. Selected Writings and Speeches of Marcus Garvey. Ed. Bob Blaisdell, New York, Dover, 2004.

GOMES, Joaquim Barbosa. “O debate constitucional sobre as ações afirmativas”. In: SANTOS, Renato Emerson dos; LOBATO, Fátima (orgs.). Ações Afirmativas. Políticas Públicas contra as Desigualdades Sociais. Rio de Janeiro, DP&A, 2003, p. 15-57.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, Vozes, 2017.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz. O jogo da diferença. O multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte, Autêntica, 2006.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Preconceito racial: modos, temas e tempos. São Paulo, Cortez, 2008.

LIMA, Denise Maria Soares; e SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses. “Como os currículos escolares podem contribuir para uma política antirracista nas escolas”. Dialogia, Universidade Nove de Julho, São Paulo, No. 20: 85-98, jul.-dez. 2014.

LIMA, Maria Nazaré de. Relações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens. Salvador, EDUNEB, 2015.

MUNANGA, Kabengele. “Políticas de Ação Afirmativa em benefício da população negra no Brasil – um ponto de vista em defesa de cotas”. In: GOMES, Nilma Lino; e MARTINS, Aracy Alves (orgs.). Afirmando Direitos. Acesso e Permanência de Jovens Negros na Universidade. Belo Horizonte, Autêntica, 2006, p. 47-59.

OLIVEIRA. "Aos nossos leitores". O Alfinete. Orgam Litterario, Critico e Recreativo, São Paulo, No. 2: 1, 03/09/1918.

OLIVEIRA, Iolanda de; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; PINTO, Regina Pahim (orgs.). Negro e Educação: Escola, Identidades, Cultura e Políticas Públicas. São Paulo, Ação Educativa/ANPEd, 2005.

OLIVEIRA, Vanessa Regina Eleutério Miranda de. “Um Currículo Multicultural: Práticas Inclusivas e a Afro-Descendência”. In: OLIVEIRA, Iolanda de; GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz (Orgs.). Identidade Negra. Pesquisas sobre o Negro e a Educação no Brasil. São Paulo/Rio de Janeiro, Ação Educativa/Anped, 2003, p. 103-116.

PEREIRA, Amílcar Araújo. O mundo negro. Relações Raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro, Pallas/Faperj, 2013.

PILETTI, Nelson; PRAXEDES, Walter. Sociologia da Educação. Do Positivismo aos Estudos Culturais. São Paulo, Ática, 2010.

QUIJANO, Anibal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”. In: LANDER, Edgardo (org).A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, CLACSO, Colección Sur Sur, 2005, p.227-278.

SAID, Edward. Orientalism. New York, Vintage Books, 1979.

SANSONE, Livio. “Da África ao Afro: Uso e Abuso da África entre os Intelectuais e na Cultura Popular Brasileira durante o Século XX”. Afro-Ásia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, No. 27: 249-269, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. “Introducción a las epistemologias del sur”. MENESES, Maria Paulo; BIDASECA, Karina (orgs.). Epistemologías del Sur – Epistemologias do Sul. Buenos Aires/Coimbra, CLACSO/CES, 2018, p. 25-61.

SANTOS, Renato Emerson dos. “Redefinindo os termos do debate sobre a democratização da universidade: as experiências do Programa Políticas da Cor”. In: GOMES, Nilma Lino; MARTINS, Aracy Alves (orgs.). Afirmando Direitos. Acesso e Permanênciade Jovens Negros na Universidade. Belo Horizonte, Autêntica, 2006, p. 17-31

SANTOS, Sales Augusto dos. “A lei 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do Movimento Negro”. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (org.). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal no. 10.639/03. Brasília, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 21-37.

SILVA, Adailton; LUIZ, Cristiana; JACCOUD, Luciana; SILVA, Waldemir. “Entre o racismo e a desigualdade: da construção à promoção de uma política de igualdade racial (1988-2008)”. In: JACCOUD, Luciana (org.). A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. Brasília, IPEA, 2009, p. 19-92.

SILVA, Cidinha da. “Ações afirmativas em educação: um debate para além das cotas”. In:

SILVA, Cidinha da (org.). Ações Afirmativas em Educação: Experiências Brasileiras. São Paulo, Summus, 2003, p. 17-38.

SILVA JÚNIOR, Hélio. Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as práticas sociais. Brasília, UNESCO, 2002.

TAVARES, Manuel; GOMES, Sandra Rosa. “Multiculturalismo, interculturalismo e decolonialidade: prolegômenos a uma pedagogia decolonial”. Dialogia, Universidade Nove de Julho, São Paulo, No. 29: 47-68, mai.-ago. 2018.

Downloads

Publicado

30.08.2021

Como Citar

SILVA, Maurício. Da educação eurocêntrica à educação antirracista: uma introdução. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e20213, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.20213. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20213. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 38 “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”