A comunidade Mumbuca e as plantas medicinais: tecendo aproximações entre saberes tradicionais e ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20241

Palavras-chave:

conhecimento tradicional, caso investigativo, plantas medicinais, ensino de química

Resumo

Uma vez que os saberes tradicionais são atribuídos a pequenos grupos ou sociedades que reproduzem historicamente seu modo de vida, apresentando diversos conhecimentos, o objetivo deste trabalho foi identificar os saberes da comunidade Mumbuca acerca do uso medicinal de plantas, a fim de buscar correlações com os conhecimentos químicos e viabilizar atividades de ensino. Realizou-se uma pesquisa etnográfica, com coleta de dados por meio de entrevista com a matriarca da comunidade e registros de campo durante o tempo passado com o povoado. A análise dos resultados aponta para uma diversidade de saberes tradicionais relacionado às plantas medicinais, que vão desde uma variedade de espécies utilizadas até a seleção da planta para preparação de chás e/ou garrafadas. Esses saberes possibilitaram a interrelação com muitos conhecimentos químicos, propiciando a proposição de uma atividade de ensino para uma formação mais integral.

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Biografia do Autor

Junio Gonçalves de Almeida, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Mestre

Welington Francisco, Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Doutor

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Publicado

07.10.2021

Como Citar

ALMEIDA, Junio Gonçalves de; FRANCISCO, Welington. A comunidade Mumbuca e as plantas medicinais: tecendo aproximações entre saberes tradicionais e ensino de química. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20241, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20241. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20241. Acesso em: 16 ago. 2024.

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Artigos