Estado da questão: formação, identidade docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contexto com as relações étnico-raciais

Francisco Joel Nascimento de Moura, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro

Resumo


No presente artigo objetivamos identificar o Estado da Questão (EQ) sobre formação, identidade profissional docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contextualização com as relações étnico-raciais. Partindo do entendimento de Imbernón (2011) e Nóvoa (1992) sobre formação de professores, de Pimenta (2012) sobre identidade profissional docente e Therrien (2014) sobre transformação pedagógica dos conteúdos de ensino, este texto surge a partir do estudo para a construção de um texto de dissertação através de um levantamento bibliográfico na plataforma SciELO considerando os anos de 2003 a 2020 e deve levar a um aprofundamento científico e investigativo sobre as temáticas abordadas de forma contextualizada com as relações étnico-raciais.


Palavras-chave


estado da questão; formação de professores; identidade profissional docente; transformação pedagógica dos conteúdos de ensino; relações étnico-raciais

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DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20433

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