Estado da questão: formação, identidade docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contexto com as relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20433

Palavras-chave:

estado da questão, formação de professores, identidade profissional docente, transformação pedagógica dos conteúdos de ensino, relações étnico-raciais

Resumo

No presente artigo objetivamos identificar o Estado da Questão (EQ) sobre formação, identidade profissional docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contextualização com as relações étnico-raciais. Partindo do entendimento de Imbernón (2011) e Nóvoa (1992) sobre formação de professores, de Pimenta (2012) sobre identidade profissional docente e Therrien (2014) sobre transformação pedagógica dos conteúdos de ensino, este texto surge a partir do estudo para a construção de um texto de dissertação através de um levantamento bibliográfico na plataforma SciELO considerando os anos de 2003 a 2020 e deve levar a um aprofundamento científico e investigativo sobre as temáticas abordadas de forma contextualizada com as relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Joel Nascimento de Moura, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Mestrando em Educação

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Pós-Doutor em Educação

Referências

ARAUJO, Débora Cristina. As relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 61-76, maio/jun., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000300061&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

CANEN, Ana. XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 641- 661, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000300007&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

CARVALHO, Isabela Bastos de. CASTRO, Alexandre de Carvalho. Currículo, racismo e o Ensino de Língua Portuguesa: as Relações Étnico-raciais na Educação e na Sociedade. Educ. Soc., Curitiba, v. 38, n. 138, p. 133-151, jan./mar., 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100133&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

CARVALHO, Marcelo Pagliosa. História da educação da população negra: o estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014). Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 211-230, maio/jun., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000300211&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

CIVIEIRO, Paula Andrea Grawieski. Roteiros de aprendizagem a partir da transposição didática reflexiva. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 681–696, ago., 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000300022&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

COELHO, Mauro Cezar. COELHOS, Wilma de Nazaré Baía. As licenciaturas em história e a lei 10.639/03: percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, v. 34, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100151&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 97-122, maio/jun., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000300097&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

GOMES, Nilma Lino. RODRIGUES, Tatiane Consentino. Resistência democrática: a questão racial e a constituição federal de 1988. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 145, p. 928-945, out./dez., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000400928&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. v. 14. São Paulo: Cortez, 2011.

MULLER, Tania Mara Pedroso. Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 77-95, mai./jun., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000300077&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

NÓVOA, António. Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PACHECO, José Augusto. Para a noção de transformação curricular. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 159, p. 64 – 77, jan./jun., 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742016000100064&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

PIMENTA, Selma Garrido. A formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-38.

REGIS, Kátia. BASÍLIO, Guilherme. Currículo e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 33-60, maio/jun., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000300033&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

SALES, Adriane de Castro Menezes. CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Escolha da carreira e processo de construção da identidade profissional docente. Educação em Revista, v. 27, n. 03, p. 183 – 210, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300010&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista. SOUZA, Gizele de. Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em Educação Infantil. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 35-50, jan./mar., 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602013000100004&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 123-150, maio/jun., 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000300123&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

THERRIEN, Jacques. Parâmetros de pesquisa científica do pesquisador de sua práxis docente – articulando didática e epistemologia da prática. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 17., 2014, Fortaleza, Anais... Fortaleza, 2014. Disponível em: http://uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/9.%20PAR%C3%82METROS%20DE%20PESQUISA%20CIENT%C3%8DFICA%20DO%20PESQUISADOR%20DE%20SUA%20PR%C3%81XIS%20DOCENTE%20%E2%80%93%20ARTICULANDO%20DID%C3%81TICA%20E%20EPISTEMOLOGIA%20DA%20PR%C3%81TICA.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

THERRIEN, Jacques; MAMEDE, Maíra; LOIOLA, Francisco. Gestão moral da matéria e autonomia no trabalho docente. In: ROMANOWSKI, J.P.; MARTINS, P.L.O.; JUNQUEIRA, S.R.A. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes. Curitiba: Champagnt, 2004. p. 43-56.

THERRIEN, Jacques; NÓBREGA-THERRIEN, S. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v. 15, n. 30, jul./dez., 2004. Disponível em:http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/2148. Acesso em: 22 mar. 2021.

VERRANGIA, Douglas. SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 705-718, set./dez., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022010000300004&lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2020.

Downloads

Publicado

13.10.2021

Como Citar

MOURA, Francisco Joel Nascimento de; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Estado da questão: formação, identidade docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contexto com as relações étnico-raciais. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20433, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20433. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20433. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos