Estado da questão: formação, identidade docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contexto com as relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20433

Palavras-chave:

estado da questão, formação de professores, identidade profissional docente, transformação pedagógica dos conteúdos de ensino, relações étnico-raciais

Resumo

No presente artigo objetivamos identificar o Estado da Questão (EQ) sobre formação, identidade profissional docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contextualização com as relações étnico-raciais. Partindo do entendimento de Imbernón (2011) e Nóvoa (1992) sobre formação de professores, de Pimenta (2012) sobre identidade profissional docente e Therrien (2014) sobre transformação pedagógica dos conteúdos de ensino, este texto surge a partir do estudo para a construção de um texto de dissertação através de um levantamento bibliográfico na plataforma SciELO considerando os anos de 2003 a 2020 e deve levar a um aprofundamento científico e investigativo sobre as temáticas abordadas de forma contextualizada com as relações étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Francisco Joel Nascimento de Moura, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Mestrando em Educação

Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Pós-Doutor em Educação

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Publicado

13.10.2021

Como Citar

MOURA, Francisco Joel Nascimento de; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Estado da questão: formação, identidade docente e a transformação pedagógica dos conteúdos de ensino em contexto com as relações étnico-raciais. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20433, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20433. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20433. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos