Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20600

Palavras-chave:

educação inclusiva, ensino remoto, pandemia de COVID-19

Resumo

A pandemia de COVID-19 provocou muitas mudanças no contexto social, inclusive a necessidade do isolamento e distanciamento social. As escolas precisaram inovar para que a educação não fosse interrompida. Os governos estaduais adotaram a Educação Remota Emergencial. Essa modalidade de ensino trouxe mais dificuldades de acesso à educação para os estudantes da Educação Inclusiva. A realidade dos estudantes público-alvo da Educação Especial, nesse cenário de ensino remoto, norteou o desenvolvimento de uma pesquisa de revisão bibliográfica com o objetivo de compreender como os estudantes de educação inclusiva estão sendo assistidos durante o período da pandemia. Os resultados destacam que a falta de acesso tecnológico dificultou muito o alcance desses estudantes ao ensino remoto. Por outro lado, a pandemia possibilitou uma colaboração maior entre a família e a escola, fato esse enriquecedor para o público-alvo da educação especial, que conta com mais apoio da família no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gilda Fernandes Silva Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Licenciada em Pedagogia

Márcia de Freitas Vieira, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Doutora em Educação

Professora Formadora UAB

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Publicado

22.11.2021

Como Citar

ROCHA, Gilda Fernandes Silva; VIEIRA, Márcia de Freitas. Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20600, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20600. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20600. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”