Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota

Gilda Fernandes Silva Rocha, Márcia de Freitas Vieira

Resumo


A pandemia de COVID-19 provocou muitas mudanças no contexto social, inclusive a necessidade do isolamento e distanciamento social. As escolas precisaram inovar para que a educação não fosse interrompida. Os governos estaduais adotaram a Educação Remota Emergencial. Essa modalidade de ensino trouxe mais dificuldades de acesso à educação para os estudantes da Educação Inclusiva. A realidade dos estudantes público-alvo da Educação Especial, nesse cenário de ensino remoto, norteou o desenvolvimento de uma pesquisa de revisão bibliográfica com o objetivo de compreender como os estudantes de educação inclusiva estão sendo assistidos durante o período da pandemia. Os resultados destacam que a falta de acesso tecnológico dificultou muito o alcance desses estudantes ao ensino remoto. Por outro lado, a pandemia possibilitou uma colaboração maior entre a família e a escola, fato esse enriquecedor para o público-alvo da educação especial, que conta com mais apoio da família no processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


educação inclusiva; ensino remoto; pandemia de COVID-19

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DOI: https://doi.org/10.5585/39.2021.20600

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