A incidência feminina nas pesquisas sobre pedagogia decolonial, com ênfase nos estudos de gênero e sexualidades na educação formal brasileira em periódicos nacionais: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.22474

Palavras-chave:

decolonialidade, gênero e sexualidades, mulheres na ciência, pedagogia decolonial, revisão sistemática de literatura

Resumo

Este estudo, de abordagem quanti-qualitativa, apoia-se nos teóricos decoloniais e tem como objetivo geral descrever e analisar a incidência da participação feminina nas pesquisas sobre pedagogia decolonial, com ênfase nos estudos de gênero e sexualidade na educação formal brasileira em periódicos nacionais, entre 2010 e 2020. Levantou-se os dados no Google Acadêmico usando o descritor “pedagogia decolonial”. Como resultados da análise quantitativa, despontaram: 51 artigos em revistas com Qualis Capes entre A1 e C; destes, 87% são de instituições públicas e 13% de privadas; percentual superior de publicações de autoria feminina com graduação, sofrendo leve baixa na especialização e mestrado e redução intensa no doutorado; e significante crescimento de publicações de autoria feminina principalmente em revistas de alto estrato. Porém, como bem apontam os 8 artigos eleitos para a análise qualitativa, ainda há para as mulheres um vasto e árduo percurso na conquista de posição, reconhecimento e permanência na pesquisa.

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Biografia do Autor

Aline Belle Legramandi, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutoranda e Mestra em Educação

 

Rita de Cassia Gallego, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Sevilha

Manuel Tavares, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Mestranda em Educação

 

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Publicado

26.08.2022

Como Citar

LEGRAMANDI, Aline Belle; GALLEGO, Rita de Cassia; TAVARES, Manuel. A incidência feminina nas pesquisas sobre pedagogia decolonial, com ênfase nos estudos de gênero e sexualidades na educação formal brasileira em periódicos nacionais: uma revisão sistemática de literatura. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e22474, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.22474. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22474. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”