Considerações acerca da Educação Infantil em Morin e Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23128

Palavras-chave:

Educação infantil, paradigma da complexidade, infância, abordagem libertadora

Resumo

O presente artigo objetiva abordar como o paradigma da complexidade de Edgar Morin e a abordagem libertadora de Paulo Freire podem contribuir para ressignificar  a infância e a educação infantil. Como metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter teórico, a partir de uma revisão bibliográfica, a fim de retomar alguns aspectos históricos sobre a concepção de infância. Para tanto, dividiremos o estudo em dois momentos: Em um primeiro momento, apresenta-se a origem do conceito de infância como categoria social e, no segundo momento, busca-se analisar o papel da infância na educação sob uma ótica complexa e humanizadora. Como resultado, pretende trazer um olhar reflexivo para a infância, apropriando-se dos construtos teóricos desses paradigmas, no intuito de redimensionar a educação infantil para que ela seja menos fragmentada e mais contextualizada, e que possa, de forma efetiva, contribuir na formação integral do educando em seu formato multidimensional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Maria Lauer Bressan Amblard, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC

Doutoranda

 

Leonor Dias Paini, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora

 

Referências

ARCE, Alessandra. Friedrich Froebel: o pedagogo dos jardins da infância. Petrópolis: Vozes, 2002.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Revista de Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 63, p. 439-455, set./dez. 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742. Acesso em: 13 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 2 out. 2022.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREITAS, Marcos Cezar de (org.). História social da infância no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. A educação infantil no século XX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 170-186.

MORAES, Maria Cândida. Paradigma educacional ecossistêmico: por uma ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2021.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: lições do coronavírus. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.

PETRAGLIA, Izabel; ARONE, Mariangelica. Paulo Freire e Edgar Morin: combatentes da esperança e da utopia por um mundo novo possível. Educação e Linguagem, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 125-149, jul./dez. 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/1036533/7953. Acesso em: 2 out. 2022.

PREZIA, Benedito. A guerra de Piratininga: contra a cruz e a espada. São Paulo: FDT, 1991.

PRIORE, Mary Del (org.). História das crianças no Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2002.

Downloads

Publicado

03.07.2023

Como Citar

LAUER BRESSAN AMBLARD, Viviane Maria; PAINI, Leonor Dias. Considerações acerca da Educação Infantil em Morin e Freire. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23128, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23128. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23128. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos