“Eu vejo plantas”: uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5585/45.2023.23696Palavras-chave:
educação, ensino de biologia, cegueira botânicaResumo
Considerando o comum desinteresse pela Botânica, o objetivo dessa pesquisa foi trabalhar uma sequência didática sobre conteúdos botânicos com estudantes do Ensino Médio. Nesta pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa desenvolveu-se diferentes estratégias pedagógicas com 45 discentes do segundo ano de uma escola de Ensino Médio do município de Itaitinga-CE, os quais tiveram os seus conhecimentos prévios sobre Botânica averiguados antes do início das intervenções pedagógicas. A maioria demonstrou interesse por assuntos relacionados às plantas, porém, ficou perceptível que os estudantes não conheciam conceitos mais aprofundados sobre os temas explorados. Em geral, os discentes reconheceram a importância de atividades interativas e colaborativas entre estudantes e docentes, elegendo a pesquisa sobre plantas comuns nas localidades onde residem como a estratégia mais interessante da pesquisa. Concluímos que a diversificação das estratégias desenvolvidas promoveu o interesse de um grupo heterogêneo de alunos pela Botânica, tornando o ambiente propício para uma melhor aprendizagem.
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