Educação híbrida como tendência histórica: análise das realidades Brasileira e Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/44.2023.23864

Palavras-chave:

educação híbrida, educação a distância, Brasil, Portugal.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a educação híbrida como tendência histórica no Brasil e em Portugal. A análise parte de duas pesquisas centrais: a tese de doutorado do primeiro autor que versa sobre o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) pública brasileira; e o período de doutorado sanduíche realizado também pelo primeiro autor no âmbito da Universidade Aberta de Portugal (UAb). Como resultado da investigação, propomos a educação híbrida como tendência histórica nos dois países analisados. Nossa contribuição para o tema diz respeito, sobretudo, ao uso da dialética enquanto instrumento conceitual para a análise do fenômeno. Diante disso, como principal resultado defendemos que as condições histórico-sociais, juntamente com o movimento de maior compreensão dos sujeitos em face do que os circunda, tendem a culminar em cenários mais híbridos nos quais se atinja a superação das dicotomias ainda persistentes entre EaD e educação presencial.

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Biografia do Autor

Braian Garrito Veloso, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Doutor em Educação – UFSCar

 

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutor em Educação – UFMG

 

José António Moreira, Universidade Aberta de Portugal – Uab

Doutor em Ciências da Educação – UC

 

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Publicado

25.04.2023

Como Citar

VELOSO, Braian Garrito; MILL, Daniel; MOREIRA, José António. Educação híbrida como tendência histórica: análise das realidades Brasileira e Portuguesa. Dialogia, [S. l.], n. 44, p. e23864, 2023. DOI: 10.5585/44.2023.23864. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23864. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 44: Educação híbrida – desafios e vitórias