Práticas investigativas com bebês: um lugar a ser (re)visitado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23884

Palavras-chave:

práticas investigativas, bebês, docência, fazeres docentes

Resumo

Com o passar do tempo, as ações de cuidar e educar na Educação Infantil foram sendo permeadas por práticas de ensino que possibilitam ao bebê investigar, experimentar e vivenciar momentos que contribuem para o seu desenvolvimento integral, sendo os espaços e os tempos dos berçários potenciais locais de aprendizagens. Neste artigo o objetivo é identificar quais as concepções e as práticas investigativas que emergiram nas narrativas de professoras que atuam com bebês sobre os seus fazeres. Foi realizado um estudo de campo a partir da pesquisa exploratória, utilizando como teóricos: Alessandra Arce, Jean Piaget, Carla Maline et al, Emmi Pikler, Anna Tardos, Rafael Pórlan, Maria da Graça Souza Horn. A coleta de dados se deu através de entrevistas realizadas com cinco docentes e os resultados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Laurence Bardin. No estudo, identificou-se um conjunto de compreensões e entendimentos que aproximam as práticas investigativas da docência com bebês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Woiciechovski Meireles, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Mestrado

Patrícia Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutorado

Referências

ARCE, Alessandra; SILVA, Debora; VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. 1. ed. Campinas: Alínea, 2011.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, p.1-17, nov. 2010.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.100, p.1059-1083, out. 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 13. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BROCK, Avril. Brincar: aprendizagem para a vida. 1. ed. Porto Alegre:‎ Artmed, 2011.

FORMOSINHO, João. A universidade e a formação de educadores de infância: potencialidades e dilemas. In: MACHADO, Maria Lúcia de A. (Org.) Encontros e desencontros em educação infantil. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, São Paulo, v.97, n.247, p. 534-551, 2015.

GABRIEL, Aparecida Garcia Pacheco. Práticas pedagógicas investigativas na Educação Infantil: o cotidiano da sala de aula de egressas do curso de Pedagogia da Faculdade de Alta Floresta/MT. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HORN, Maria da Graça Souza. O bebê e suas relações com o espaço. In: CAIRUGA, Rosane Rego. Bebês na escola: observação, sensibilidade e experiências essenciais. 1. ed. Porto Alegre. Mediação. 2015.

KAUFMAN, Mirian. Huertos, y más huertos: investigando la escuela infantil. Investigación en la Escuela, Sevilla, v.25, p.87-100, 1995.

MALINE, Carla; et al. Ressignificação do trabalho docente ao ensinar ciências na Educação Infantil em uma perspectiva investigativa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.18, n.3, p.993-1025, 2018.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de (org). O trabalho do professor na Educação Infantil. 1. ed. São Paulo: Biruta, 2012.

PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

PIAGET, Jean. A psicologia da criança. 6. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2012.

PIKLER, Emmi. Moverse em libertad: desarollo de la motricidad global. 1. ed. Madrid: Narcea, 2010.

PORLÁN, Rafael; MARTIN, José. El diario del profesor: un recurso para la investigación en el aula. 1. ed. Sevilla: Díada, 1997.

POST, Jacalyn; Hohmann, Mary. Educação de bebés em infantários. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

RICHTER, Sandra Regina Simonis; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. Educação, Santa Maria, v.35, n.1, p.85-96, jan./abr. 2010.

SASSERON, Lúcia Helena. Ensino por investigação: pressupostos e práticas. 1. ed. São Paulo: USP, 2016.

TARDOS, Anna, SZANTO, Agnès. O que é autonomia na primeira infância: In: FALK, Judite (org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. 1. ed. Araraquara: JM, 2004.

VARGAS, Gardia. A prática educativa em creches: o que fazem os bebês? In: MARTINS FILHO, Altino José (Org.). Educar na creche: uma prática construída com os bebês e para os bebês. Porto Alegre: Editora Mediação, 2016.

ZORNIG, Silvia Maria Abu-Jamra. Tornar-se pai, tornar-se mãe: o processo de construção da parentalidade. Tempo Psicanalítico, Rio de Janeiro, v.42, n.2, p.453-70, 2010.

Downloads

Publicado

03.07.2023

Como Citar

MEIRELES, Daiane Woiciechovski; IGNÁCIO, Patrícia. Práticas investigativas com bebês: um lugar a ser (re)visitado. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23884, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23884. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23884. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 45 “Cidade Educadora: princípios e oportunidades”