Ações mediadoras de desenvolvimento do pensamento teórico em uma formação continuada remota e síncrona de professores do Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/44.2023.24036

Palavras-chave:

álgebra nos anos iniciais, formação continuada de professores, TICs

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Tal recorte analisará uma situação desencadeadora de aprendizagem (SDA) em uma formação continuada de professores que foi organizada em um contexto de uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) e de jogos digitais cujo conteúdo teórico ancora-se à álgebra nos anos iniciais. À vista dessa análise, adotou-se o método materialista-dialético e proposições da teoria Histórico-Cultural a fim de investigar as ações mediadoras que possibilitaram o surgimento de indícios de superação do pensamento empírico pelo do tipo teórico. Os resultados apontam que os procedimentos técnicos de comunicação/voz e de registro de símbolos pelo caderno digital, associados ao trabalho coletivo de professores com a mediação intencional do formador criaram condições que indicam um desenvolvimento do pensamento teórico mediado por nexos conceituais pertencentes à álgebra nos anos iniciais.

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Biografia do Autor

Alex Garcia Smith Angelo, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Mestre em Educação

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo – Unifesp

Doutora em Educação

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Publicado

25.04.2023

Como Citar

SMITH ANGELO, Alex Garcia; MORETTI, Vanessa Dias. Ações mediadoras de desenvolvimento do pensamento teórico em uma formação continuada remota e síncrona de professores do Ensino Fundamental I. Dialogia, [S. l.], n. 44, p. e24036, 2023. DOI: 10.5585/44.2023.24036. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24036. Acesso em: 31 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 44: Educação híbrida – desafios e vitórias