Produção de vídeos sobre curiosidades matemáticas protagonizados por estudantes da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/51.2024.25804

Palavras-chave:

curiosidades matemáticas, produção de vídeos, educação de jovens e adultos

Resumo

No ano de 2020, a pandemia de Covid-19 resultou na suspensão das atividades acadêmicas, afetando o atendimento aos estudantes, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias (CDuC). Diante desse desafio, as monitoras de Matemática do Ensino Médio, sob a orientação do professor, buscaram alternativas para manter a conexão dos estudantes com a disciplina e a instituição. Este artigo relata as experiências das estudantes da EJA na concepção e implementação da playlist "Curiosidades Matemáticas" no canal do YouTube, originalmente conhecido como "Monitoria de Matemática IFRJ CDuC", durante o primeiro semestre de 2020. Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa, as estudantes demonstraram inventividade ao escolher tópicos relevantes e transversais que mantiveram o interesse dos alunos, destacando a importância da iniciativa para a aproximação da Matemática com a realidade dos estudantes.Parte superior do formulário.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Doutor em Ensino de Ciências

Vinícius Munhoz Fraga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

Doutor em Ensino de Ciências

Referências

BORBA, M. C; ARAÚJO, J. L. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática: notas introdutórias. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 6. ed. 1° reimp - Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BORBA, M. C.; Neves, L. X.; DOMINGUES, N. S. A atuação docente na quarta fase das tecnologias digitais: Produção de vídeos como ação colaborativa nas aulas de Matemática. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, p. 1-24, 2018.

BORBA, M. C.; SILVA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 2. ed.; 1 reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005. v. 39.

BRAGA, E. S. O. et al. Experiências vivenciadas por alunas da EJA na produção de vídeos para um canal no Youtube. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS EM

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2020. Anais [...]. São Paulo: Unesp. 2020.

BRAGA, E. S. O. PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROPOSIÇÕES. Revista Tecnologias na Educação - ISSN: 1984-4751 – Ano 14 -Vol.37- Dezembro. 2022.

BRAGA, E. S. O. Luz, câmera... produção de Performances Matemáticas Digitais na Educação de Jovens e Adultos. 2022. 237f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.

DOMINGUES, N. S. O papel do vídeo nas aulas multimodais de Matemática Aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.

FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos. 3 ed. 2 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

DAL PONT, V. Ensino de Matemática com uso de vídeos na Educação Básica do Rio Grande do Sul. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

NICODEMOS, A.; SERRA, E. Educação de Jovens e Adultos em contexto pandêmico: entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 871-892, set./dez. 2020.

OECHSLER, V. Vídeos e Educação Matemática: um olhar para dissertações e

teses. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de pós-graduação em Educação Matemática, XIX., 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1–12

OECHSLER, V. Comunicação multimodal: produção de vídeos em aulas de Matemática. 2018. 311f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018.

OLIVEIRA, L. P. F. Paulo Freire e produção de vídeos em educação matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 106 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Matemática) – Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP. 2018.

PEREIRA, J. Como Fazer Vídeo Estudantil na Prática da Sala de Aula. Pelotas. Erdfilmes, 2016.

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade – Revista publicada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES – SN, P. 36-49, 2021.

SILVA, A. M. O vídeo como recurso didático no ensino de Matemática. 2011. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal

de Goiânia, Goiânia, 2011.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Trad. Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014.

Downloads

Publicado

18.12.2024

Como Citar

BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira; FRAGA, Vinícius Munhoz. Produção de vídeos sobre curiosidades matemáticas protagonizados por estudantes da EJA. Dialogia, [S. l.], n. 51, p. e25804, 2024. DOI: 10.5585/51.2024.25804. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25804. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 51 “Saberes rizomáticos em educação”