Música – porque utilizá-la? Uma análise do uso da música como instrumento mediador, facilitador e motivador no ensino-aprendizagem da língua inglesa em sala de aula

Autores

  • Magali Rosa de Sant’Anna UNINOVE, São Paulo
  • Erick Silva Wendling de Sousa UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2611

Palavras-chave:

Música, Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira, Abordagem Comunicativa, Professor Reflexivo

Resumo

O presente artigo faz uma análise qualitativa acerca do uso da música como matéria-prima no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. São observados fatores motivacionais, a retenção de itens lexicais e a integração das habilidades linguísticas no processo de lecionar. Verifica-se também a aplicação e eficácia do método Discovery Approach - uma abordagem que induz o aluno a descobrir aspectos gramaticais dentro de um determinado contexto - na apresentação de itens gramaticais. Para coleta de dados, um mini-curso com carga horária de 10 horas/aula, foi desenvolvido e, posteriormente ministrado aos alunos do 1º semestre do curso de Letras da Universidade Nove de Julho, em São Paulo. É devido à onipresença da música na sociedade atual, que este trabalho iniciou-se; e um de seus objetivos principais, é levar o leitor a refletir acerca da poderosa ferramenta que a música pode ser em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Rosa de Sant’Anna, UNINOVE, São Paulo

Poutor e Mestre em Letras Clássicas e Vernáculas (USP) e professor de Língua Portuguesa da UNINOVE

Erick Silva Wendling de Sousa, UNINOVE, São Paulo

Aluno de graduação em Letras, na Universidade Nove de Julho

Downloads

Publicado

08.03.2012

Como Citar

ROSA DE SANT’ANNA, Magali; SILVA WENDLING DE SOUSA, Erick. Música – porque utilizá-la? Uma análise do uso da música como instrumento mediador, facilitador e motivador no ensino-aprendizagem da língua inglesa em sala de aula. Dialogia, [S. l.], n. 13, p. 179–192, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N13.2611. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2611. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos