Música – porque utilizá-la? Uma análise do uso da música como instrumento mediador, facilitador e motivador no ensino-aprendizagem da língua inglesa em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2611Palavras-chave:
Música, Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira, Abordagem Comunicativa, Professor ReflexivoResumo
O presente artigo faz uma análise qualitativa acerca do uso da música como matéria-prima no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. São observados fatores motivacionais, a retenção de itens lexicais e a integração das habilidades linguísticas no processo de lecionar. Verifica-se também a aplicação e eficácia do método Discovery Approach - uma abordagem que induz o aluno a descobrir aspectos gramaticais dentro de um determinado contexto - na apresentação de itens gramaticais. Para coleta de dados, um mini-curso com carga horária de 10 horas/aula, foi desenvolvido e, posteriormente ministrado aos alunos do 1º semestre do curso de Letras da Universidade Nove de Julho, em São Paulo. É devido à onipresença da música na sociedade atual, que este trabalho iniciou-se; e um de seus objetivos principais, é levar o leitor a refletir acerca da poderosa ferramenta que a música pode ser em sala de aula.Downloads
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Publicado
08.03.2012
Como Citar
ROSA DE SANT’ANNA, Magali; SILVA WENDLING DE SOUSA, Erick. Música – porque utilizá-la? Uma análise do uso da música como instrumento mediador, facilitador e motivador no ensino-aprendizagem da língua inglesa em sala de aula. Dialogia, [S. l.], n. 13, p. 179–192, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N13.2611. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2611. Acesso em: 22 jul. 2024.
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Artigos
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