A cultura e metodologia maker na formação de professores: uma proposta criativa, interdisciplinar, inovadora, sustentável e inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.27733

Palavras-chave:

formação inicial e continuada de professores, cultura e metodologia maker, inovação pedagógica, inclusão escolar

Resumo

Cabe à Universidade e à Escola, enquanto instituições de formação inicial e contínuada de professores, repensar as formas de ensinar e aprender, potencializando um movimento de inovação pedagógica da nova geração, para compreender e superar os desafios e problemas locais e globais. Neste sentido esse estudo tem como objetivo trazer reflexões sobre a prática da cultura maker, como ferramenta e pedagogia do movimento de inovação pedagógica, contribuindo para a resolução de problemas societais, na perspectiva sustentável, como propõe a Educação 5.0. A metodologia utilizada foi a teórica bibliográfica com revisão narrativa (Rother, 2007), cuja análise da literatura, é da interpretação crítica pessoal das autoras, a partir de seus repertórios investigativos e práticos. O estudo permitiu concluir que a cultura e metodologia maker, enquanto abordagem educativa, pode apoiar a mudança pedagógica que tanto se busca no sentido de um currículo humanista, visando a aprendizagem criativa, ativa, interativa, inovadora, interdisciplinar, inclusiva, equitativa, sustentável e no sentido de habilidades, atitudes e valores.

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Biografia do Autor

Katia Valeria Pereira Gonzaga, Amnesty International USA

Doutora em Currículo Pós Doutora em Educação e TIC

Professora Associada da Logos University International (USA)

Investigadora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) – ESE-IPP (PT)

Vania Gabriela Dias Graça, Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto

Doutora em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)

Professora da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) (PT)

Investigadora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) – ESE-IPP (PT)

Paula Quadros-Flores, Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto

Doutora em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)

Professora da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) (PT)

Investigadora do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) – ESE-IPP (PT)

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Publicado

26.11.2024

Como Citar

GONZAGA, Katia Valeria Pereira; GRAÇA, Vania Gabriela Dias; QUADROS-FLORES, Paula. A cultura e metodologia maker na formação de professores: uma proposta criativa, interdisciplinar, inovadora, sustentável e inclusiva: . Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27733, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27733. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27733. Acesso em: 22 dez. 2024.