Nas curvas do tempo: um encontro entre infância e filosofia

Autores

  • Caroline Trapp de Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6471

Palavras-chave:

Encontro, Tempo, Infância.

Resumo

Esse artigo traz um recorte pontual de uma das discussões desenvolvidas em pesquisa de mestrado que teve como objetivo estabelecer com crianças um diálogo sobre o conceito de tempo. O propósito para este artigo, em específico, é identificar aproximações entre o que as crianças construíram sobre o tempo e aquilo que nos chegou de reflexão por meio de alguns dos filósofos cujas concepções de tempo são recorrentes em pesquisas que se debruçam sobre essa temática. Os autores que entrarão nesta análise são: Heráclito, Platão, Aristóteles e Agostinho. Em diálogo com eles, são destacados três eixos encontrados nas conversas com as crianças: movimento e mudança, lugar da alma na relação com o tempo e o ser do tempo. Estes eixos foram organizados ao término dos encontros, o que significa dizer que não constituem um caminho escolhido de antemão para estruturar nossas conversas, mas um achado possibilitado pelo próprio processo de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Trapp de Queiroz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea (GPICC-UERJ).

Downloads

Publicado

25.04.2017

Como Citar

TRAPP DE QUEIROZ, Caroline. Nas curvas do tempo: um encontro entre infância e filosofia. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 83–97, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.6471. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6471. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Metodologias Inovadoras na Educação Básica