Nas curvas do tempo: um encontro entre infância e filosofia
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6471Palavras-chave:
Encontro, Tempo, Infância.Resumo
Esse artigo traz um recorte pontual de uma das discussões desenvolvidas em pesquisa de mestrado que teve como objetivo estabelecer com crianças um diálogo sobre o conceito de tempo. O propósito para este artigo, em específico, é identificar aproximações entre o que as crianças construíram sobre o tempo e aquilo que nos chegou de reflexão por meio de alguns dos filósofos cujas concepções de tempo são recorrentes em pesquisas que se debruçam sobre essa temática. Os autores que entrarão nesta análise são: Heráclito, Platão, Aristóteles e Agostinho. Em diálogo com eles, são destacados três eixos encontrados nas conversas com as crianças: movimento e mudança, lugar da alma na relação com o tempo e o ser do tempo. Estes eixos foram organizados ao término dos encontros, o que significa dizer que não constituem um caminho escolhido de antemão para estruturar nossas conversas, mas um achado possibilitado pelo próprio processo de pesquisa.Downloads
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Publicado
25.04.2017
Como Citar
TRAPP DE QUEIROZ, Caroline. Nas curvas do tempo: um encontro entre infância e filosofia. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 83–97, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.6471. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6471. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Metodologias Inovadoras na Educação Básica
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