Estudos culturais e multiculturalismo: possibilidades para o currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8817

Palavras-chave:

Educação. Currículo. Multiculturalismo.

Resumo

As trajetórias históricas dos fluxos migratórios, as fragmentações de ideias fixas de Estado Nação, a globalização cultural e econômica são fatores importantes para o surgimento do multiculturalismo, no entanto os Estudos Culturais (E.C) contribuíram para a construção das ideias nesse campo. Ancorados por proximidades teóricas e políticas os estudos integram uma vertente crítica, que questiona as estruturas liberais, econômicas e conservadoras e procura entender o fenômeno cultural como espaço de sentidos e significados que interfere na constituição das identidades, nessa lógica algumas ações vêm sendo tomadas no âmbito das políticas de Estado, as reinvindicações dos grupos silenciados estão sendo escutadas. Exemplo desse movimento são as políticas de currículo implementadas em escolas, sobretudo nas décadas finais do século passado, nesse sentido esse texto procura problematizar algumas questões sobre os E.C, o multiculturalismo, bem como o currículo como espaço de cultura.

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Biografia do Autor

Franz Lopes, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho. Mestre em Educação (PPGE/UNINOVE). Professor da educação básica no componente curricular de Educação Física da Rede Municipal de São Paulo e Estadual. São Paulo – SP – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5970-0453

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor no Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. São Paulo – SP – Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0680-5777

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

LOPES, Franz; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Estudos culturais e multiculturalismo: possibilidades para o currículo. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 145–153, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.8817. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8817. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos