Os confrontos em sala de aula: a que (quem) os alunos atribuem a culpa?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13419

Keywords:

Formação de professores, Significado e sentido da palavra, Conceito de indisciplina, Fatores da indisciplina

Abstract

Este texto diz respeito à indisciplina como confronto em sala de aula, envolvendo desrespeito entre alunos e professores. A investigação objetiva examinar a visão discente acerca do que é indisciplina e dos fatores responsáveis por essas ocorrências. O motivo desta investigação é o fato de tais confrontos serem impactantes no cotidiano escolar, necessitando de reflexões que iluminem possíveis resoluções. As análises esteiam-se em teorias que sustentam a indissociabilidade entre cognição e afetividade e nas contribuições de Rego (1996), Aquino (1996), entre outros. A metodologia utilizada compreende um questionário composto de 2 perguntas dissertativas abertas para 26 alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual paulista. As respostas foram analisadas conforme a Análise de conteúdo de Bardin (2010). Os resultados revelam que os alunos consideram como indisciplina atos de vandalismo e desrespeito, e que a conduta do professor é responsável por tais confrontos em sala de aula.

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Author Biographies

Elisabeth Ramos da Silva, Universidade de Taubaté

Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté

Maria José Milharezi Abud, Universidade de Taubaté

Programa de maestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.

Rubens Eduardo Gomes, Secretaria da Educação do estado de São Paulo

Escola estadual Amadeu Odorico de Souza

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Published

2019-08-31

How to Cite

DA SILVA, Elisabeth Ramos; ABUD, Maria José Milharezi; GOMES, Rubens Eduardo. Os confrontos em sala de aula: a que (quem) os alunos atribuem a culpa?. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 25–37, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.13419. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13419. Acesso em: 15 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Violências na Escola