Meanings attributed by teachers about the role of the pedagogical coordinator in a school-centered continuing education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13958

Keywords:

Coordenador pedagógico, Formação continuada centrada na escola, Formação de professores

Abstract

This article aims to analyze the meanings that emerge from the discourse of teachers in the process of continuing education in a school-centered context about the pedagogical coordinator's know-how. We used as a methodological way the Speech Analysis in the perspective used by Orlandi. The data were built from the use of semi-structured interviews conducted with nine high school teachers from the state school system of the city of Vitória de Santo Antão (PE, Brazil). The findings of the research reveal above all that the meanings about the pedagogical coordinator's know-how are articulated, mainly, to the managerialist logic and the performativity, intensely affecting the daily life of the schools and the ways of being and being teachers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lindinalva Ferreira de Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco - Campus do Agreste

Mestrado – Universidade Federal de Pernambuco

Campos do Agreste – Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea

Area: Educação

 

 

Carla Patrícia Acioli Lins, Universidade Federal de Pernambuco - Campos do Agreste Programa

Doutorado - Universidade Federal de Pernambuco - Doutora

Centrode Filosofia e CIências HumanasPrograma de Pós- Graduação em Socilologia àreas: Ciências Humanas /Educação 

References

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; VIEIRA, Marili M. da Silva. O coordenador pedagógico e as questões dos saberes. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O coordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

BALL, Stephen J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 10-32, 2006.

COSTA, Antonia Flávia Moraes da A. Prática do coordenador pedagógico no contexto da Escola de Tempo Integral: desafios da educação integral e integrada. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, 2015. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20VERS%C3%83O%20DE%20ENTREGA%20com%20DATA.pdf. Acesso em: 20 abr. 2018.

DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.

FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MENDES, Juliana Camila Barbosa. Coordenação Pedagógica: especulações sobre um espaço relacional. In: FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres (org.). Políticas curriculares, coordenação pedagógica e escola: desvios, passagens e negociações. Curitiba: CRV, 2016.

MIZIARA, Leni Aparecida Souto et al. Coordenador pedagógico: limites e desafios no contexto do OBEDUC. An. Sciencult. Paranaíba. v. 6, n. 1, p. 263-276, 2015. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/viewFile/3108/3167. Acesso em: 12 jul. 2018.

ORLANDI, Eni. As formas de silêncio: movimentos dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, 2007.

______. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012a.

______. Discurso de texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012b.

______. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2012c.

______. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes de. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Parâmetros de Formação Docente: Ciências Naturais, Biologia, Física Química, Matemática. 2014. Disponível em: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/7801/Parametros de ormacaoDocente_Vol3.pdf. Acesso em: 23 abr. 2017.

PLACCO, Vera M. N. S. Formação de professores: o espaço de atuação do coordenador pedagógico-educacional. In: AGUIAR, M. A. S.; FERRETO, N. S. C. (Orgs.). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas, SP: Papirus, 2002. p. 95-106.

______; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Loyola, 2012.

______; ______ (Orgs.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo: Loyola, 2015.

RANGEL, Iguatemi Santos. A formação continuada de professores da educação infantil no sistema municipal de ensino de vitória: um confronto entre as propostas oficiais e a opinião dos professores. PPGE-UFES. In: 29ª Reunião Anual da ANPED. Anais. Caxambu/MG, 2006.

SILVA, José Felix da. A formação continuada para professores dos anos iniciais em redes de ensino no agreste pernambucano: um olhar sobre as ações voltadas ao ensino de matemática. 2013. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em educação contemporânea, PPGEDUC, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2013.

SILVA, L. G. A. da; SAMPAIO, C. L. Trabalho e Autonomia do Coordenador Pedagógico no Contexto das Políticas Públicas Educacionais Implementadas no Estado de Goiás. Ensaio: aval. pol. públ. educ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 89, out.-dez. 2015, p. 964-983. Disponível em: 243 http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v23n89/1809-4465-ensaio-23-89-0964.pdf. Acesso em: 14 abr. 2017.

Published

2019-12-21

How to Cite

QUEIROZ, Lindinalva Ferreira de; LINS, Carla Patrícia Acioli. Meanings attributed by teachers about the role of the pedagogical coordinator in a school-centered continuing education. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 99–114, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13958. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13958. Acesso em: 16 aug. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola