Decentralization of resources in financing Basic Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18175

Keywords:

Decentralization of resources, Financing education Fundeb, Democratic management, PDDE

Abstract

This paper analyzes the policy of decentralization of financial resources of basic education. It situates the decentralization of resources in the social, economic and political context; analyzes the decentralization in the precepts of the Federal Constitution of 1988 and in the Plan of Reform of the Brazilian State; its implementation in education through the policies of funds, specific programs of the National Fund for Education Development, the municipalities surveyed and their impacts on the management of the schools. It is justified by the dispute process that is the financing of Brazilian basic education. The case study was carried out in schools of basic education of São Paulo and its metropolitan region. It is noted that the decentralization of financial resources is not effective as such, but as deconcentration.

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Author Biographies

Rosemary Roggero, Universidade Nove de Julho - UNINOVE-SP

Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (1982), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Armando Alvares Penteado (1997). Sua experiência no campo educacional inclui atuação, sobretudo a partir de meados dos anos 1990, em especial nos seguintes temas: educação superior, relações entre formação profissional e mercado de trabalho, políticas educacionais e práticas sociais; formação continuada docente; gestão educacional; metodologias de pesquisa qualitativa, em especial a história de vida. É membro do Banco de Avaliadores Institucionais do INEP/MEC. A atuação profissional mais recente inclui docência, orientação e pesquisa juntos aos Programas de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e em Gestão de Projetos Educacionais (mestrado profissional) da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, bem como a experiência como Secretária de Educação em Mogi das Cruzes e como Consultora de Projetos Especiais do Gabinete do Prefeito para a criação e implantação da Escola de Governo e Gestão do Município e Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Livre do Meio Ambiente. Editora da Revista Dialogia. Foi membro do banco de avaliadores institucionais do INEP. É Consultora "ad hoc" CAPES.

Adriana Zanini da Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP

Doutoranda em Educação da Universidade Nove de Julho (Bolsista CAPES/PROSUP), mestra em Educação pela Universidade de São Paulo e Pedagoga pela Fundação Santo André. Professora da rede municipal de Santo André. Atuou como gestora na Secretaria Municipal de Educação de Santo André nas gestões 1996 a 2008 e 2013 a 2016, como docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental em diversas redes de ensino, na graduação e pós-graduação de Universidades Privadas e Presidenta do Conselho Municipal de Educação de Santo André na gestão 2016.

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Published

2020-12-22

How to Cite

ROGGERO, Rosemary; SILVA, Adriana Zanini da. Decentralization of resources in financing Basic Education. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 568–580, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18175. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18175. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos