Impacts of the training course in professional masters in education on the professional development of their authors

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26236

Keywords:

professional development of teachers and managers; evaluation of teacher and manager training programs; professional master's degrees in education

Abstract

This article analyzes the impacts that having completed a professional master's degree in education had on the professional development of teachers and managers. To this end, develop an argument that considers such master's degrees as a space for the training of teachers and school managers combined with the professional practices of those who attend the course, trying, in the end, to positively impact the professional development of their students. Consider, also, that this discussion also belongs to the field of evaluation of continuing education programs for teachers and managers. To this end, a bibliographical survey of the themes that make up the argument of the text on screen was carried out. As a result of the investigation, it can be stated that analyzing the impacts of the course in professional master's degrees in education through the voices of graduate masters allows us to identify the implementation of professional development, selected as a way of evaluating continuing education programs.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patricia Aparecida Bioto, Universidade Nove de Julho, Uninove / Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais - PROGEPE

Pós-Doutora em Educação

References

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

ALEIXO. C. R. Nuances que ressignificam a docência. In: BIOTO, P. A. Liberdade caça jeito: trajetórias de professoras, gestoras e mestras em educação. São Carlos: Pedro e João Ed., 2023

AMBROSETTI, N. B.; CALIL, A. Contribuições do mestrado profissional em educação para a formação docente. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p.85-104, Set./Dez. 2016.

ANDRE, M.; ROLDÃO, M. do C.; BRIZINSKI, I.; LUDKE, M. Pesquisa sobre Formação de Professores: Síntese do II Simpósio de grupos de pesquisa do GT 8 da ANPEd. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 152-159, ago./dez. 2010.

BIOTO, P. A. Formação colaborativa de professores. São Paulo: Dialética, 2021.

BIOTO, P. A. Liberdade caça jeito: trajetórias de professoras, gestoras e mestras em educação. São Carlos: Pedro e João Ed., 2023.

BORGES, M. C. Avaliação da qualidade da formação dos professores para a qualidade de ensino da educação básica. Disponível em https://www.aidu-asociacion.org/wp-content/uploads/2019/12/CIDU-2012-PORTO-PORTUGAL219.pdf. Acesso em 09 de março de 2024.

BRIZINSKI, I. Pesquisa sobre formação de profissionais da educação no GT no GT8/ ANPED: travessia histórica. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 71-94, ago./dez. 2009.

CARDOSO, A. R. de J. Transformação de um sonho para a realização acadêmica: tempos com grandes memórias afetivas. In: BIOTO, P. A. Liberdade caça jeito: trajetórias de professoras, gestoras e mestras em educação. São Carlos: Pedro e João Ed., 2023.

COLOMBO, A. A caminhada de uma professora rumo ao mestrado. In: BIOTO, P. A. Liberdade caça jeito: trajetórias de professoras, gestoras e mestras em educação. São Carlos: Pedro e João Ed., 2023

CRUZ, G. B.; BATALHA, C. S.; LAHTERMAHER, F.; CAMPELO, T. da S. Percursos de um Grupo de Pesquisa na área de Formação Docente: o GEPED diante do desafio de formar professores e pesquisadores. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 10, n. 18, p. 31-52, jan./jul. 2018.

CUNHA, C. M.; AGRINIONIH, N. T. Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino – qualificação dos processos de educar na pesquisa da Educação Básica. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 63, p. 119-135, jan./mar. 2017

DUARTE, E.; BIOTO, P. A. O pensar reflexivo e o saber-formar docente no contexto do mestrado profissional. Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Vitória-ES, v. 31, n. 1, p. 99-117, jan./jun. 2024

FARIA, S. M.; BUSSOLOTTI. J. M. O processo de formação no mestrado profissional em educação de uma universidade do Vale Paraíba Paulista. Brazilian. Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 2,p.8214-8233 feb. 2020.

FOVALI. F. Os modos de fazer dos diretores de escolas públicas paulistas frente as exigências da secretaria da educação. In: BIOTO, P. A. Liberdade caça jeito: trajetórias de professoras, gestoras e mestras em educação. São Carlos: Pedro e João Ed., 2023

FREIRE, P. Uma trajetória como educadora, formadora e gestora. In: BIOTO, P. A. Liberdade caça jeito: trajetórias de professoras, gestoras e mestras em educação. São Carlos: Pedro e João Ed., 2023

FULLAN, M. HARGREAVES, A. Por que é que vale a pena lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto: Porto editora, 2001.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GIROUX, H. Cruzando as fronteiras do discurso educacional. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médica Sul, 1999.

IMBERNON, F. Formação permanente de professores: novas tendências. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

JESUS, L. Traçando caminhos, compartilhando a história, saberes, desafios e o prazer de ser quem eu sou. In: BIOTO, P. A. Liberdade caça jeito: trajetórias de professoras, gestoras e mestras em educação. São Carlos: Pedro e João Ed., 2023

MORAES, D. Z.; LUGLI, R. S. G. (orgs). Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto) biografias como espaço de formação/investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

MARQUEZAN, L. P.; SAVEGNANO, C. L. O mestrado profissional no contexto de formação continuada e o impacto na atuação dos profissionais da educação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, São Paulo, v. 6, p. 1-22, 2020

OLIVEIRA, D. K. B.; MOURA, E. M. B.; SILVA, K. A. P. C. C.. Mestrado profissional: perspectiva de formação continuada stricto sensu para o professor da educação básica. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n.2, p. 401-425, maio-agosto, 2020

PASSEGI, M. da C.; SILVA, V. B. (orgs). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

PEREIRA, J. E. D. PRODOC: 20 anos de pesquisas sobre a profissão, a formação e a condição docentes. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 10, n. 18, p. 67-74, jan./jul. 2018.

PEREIRA, J. E. D. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013

PIRES, C. M. C.; IGLIORI, S. B. C. Mestrado profissional e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 4, p. 1045-1068, 2013

RIBEIRO, A. N. S. Eu, a música e educação: uma melodia de sucesso. In: BIOTO, P. A. Liberdade caça jeito: trajetórias de professoras, gestoras e mestras em educação. São Carlos: Pedro e João Ed., 2023

ROLDÃO, M. do C. Investigação como instrumento da formação profissional de docentes. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 13, n. 28, p. 79-90, set./dez. 2021

ROLDÃO, M. do C.; ANDRÉ, M.; BRZEZINSKI, I.; LIMA, E. de F.; ROMANOWSKI, Joana Paulin. III Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil – Síntese das observações realizadas. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 10, n. 18, p. 11-18, jan./jul. 2018.

SAVEGNAGO, C. L.; GOMEZ, S. da R. M.; DALLA CORTE, M. G.; MARQUEZAN, L. I. P. Produtos de um mestrado profissional na área da educação: um estado do conhecimento. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. Santa Maria v. 9 n. 18 Pub. contínua 2020 p. 1-14

SCHÄFER, E. D. A.; OSTERMANN, F. O impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na prática docente de seus alunos: uma análise bakhtiniana sobre os saberes profissionais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.15, n. 02, p. 87-103, maio-ago, 2013

SILVA, V. L. G.; CUNHA, J. L. (orgs). Práticas de formação, memória e pesquisa (auto) biográfica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

SOUSA, D. D. de C. Projetos de pesquisa interventiva nos mestrados profissionais em educação e seus desdobramentos. Diálogos e Diversidade, Jacobina - Bahia - Brasil, v. 4, n. e17551, p. 01-17, 2024.

TROVA, A. G. Um encontro, uma descoberta: a caminhada de uma professora-estudante-professora. In: BIOTO, P. A. Liberdade caça jeito: trajetórias de professoras, gestoras e mestras em educação. São Carlos: Pedro e João Ed., 2023

VICENTINI, P. P.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (orgs). Sentidos, potencialidades e usos da (auto) biografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

ZAIDAN, S., FERREIRA, M. C. C.; KAWASAKI, T. F. A pesquisa da própria prática no mestrado profissional. Plurais. Salvador, v.3, n. 1, p. 88-103, jan./abr. 2018

ZAN, A. M. de F. B. Liberdade caça jeito. In: BIOTO, P. A. Liberdade caça jeito: trajetórias de professoras, gestoras e mestras em educação. São Carlos: Pedro e João Ed., 2023

ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 13-40, ago./dez. 2009.

Published

2024-04-26

How to Cite

BIOTO, Patricia Aparecida. Impacts of the training course in professional masters in education on the professional development of their authors. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26236, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26236. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26236. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática