Condução de revisões sistemáticas de literatura mediada pela ferramenta Parsif.al: potencialidades e limites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/54.2025.28438

Palavras-chave:

revisão sistemática de literatura, Parsif.al, metodologia científica, ferramentas de pesquisa

Resumo

Este artigo aborda a condução de revisões sistemáticas de literatura (RSL) mediadas pela ferramenta Parsif.al, destacando suas potencialidades e limitações. A RSL é fundamental na pesquisa científica, proporcionando uma síntese estruturada e replicável de evidências. O estudo descreve as etapas da RSL — planejamento, condução e documentação — e enfatiza a importância de protocolos rigorosos para garantir transparência e reduzir vieses. O Parsif.al é apresentado como uma ferramenta online e colaborativa que facilita o gerenciamento de RSL, desde a definição de critérios e seleção de bases de dados até a análise de dados. Apesar de suas vantagens, como organização e automação, o Parsif.al tem limitações, como a falta de análises avançadas e a necessidade de ferramentas complementares. Conclui-se que, embora valiosa, a ferramenta deve ser usada em conjunto com o julgamento crítico dos pesquisadores para garantir a robustez da revisão.

Downloads

Biografia do Autor

Gustavo Carvalho Mauricio, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador pelo Grupo Horizonte da UFSCar. Possui graduação em Computação - Licenciatura - Claretiano Centro Universitário. Especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela UFSCar e Especialista em Gestão Pública pela UFSCar. Atualmente é técnico em tecnologia da informação da Universidade Federal de São Carlos. Como pesquisador tem interesse nas temáticas: Educação, Tecnologias, com especial atenção em educação híbrida, educação a distância, gestão, entre outros assuntos correlatos.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com formação e expertise em Educação a Distância e integração de tecnologias no ensino-aprendizagem. Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. Desde 2007, é líder-fundador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e também já atuou por vários anos no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como pesquisador, tem particular interesse pela interseção entre as temáticas: Educação, Tecnologias e Linguagens; com especial atenção aos temas aprendizagem significativa, gestão, trabalho docente, cognição, educação a distância, metodologias ativas, entre outros assuntos correlatos.

Referências

BRERETON, Pearl; KITCHENHAM, Barbara A.; BUDGEN, David; TURNER, Mark; KHALIL, Mohamed. Lessons from applying the systematic literature review process within the software engineering domain. Journal of Systems and Software, v. 80, n. 4, p. 571-583, abr. 2007.

CONFORTO, Edivandro C.; AMARAL, Daniel C.; SILVA, Sérgio L. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 8., 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: CBGDP, 2011.

DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge A. de M.; BITTENCOURT, Ig I. Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. In: JAQUES, Patricia; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA, S.; BITTENCOURT, Ig. (ed.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.

FABBRI, Sandra C. P. F.; FELIZARDO, Katia R.; FERRARI, Fabiano C.; HERNANDES, Elis C. M.; OCTAVIANO, Fábio R.; NAKAGAWA, Elisa Y.; MALDONADO, José C. Externalising tacit knowledge of the systematic review process. Special Issue on Empirical Studies in Software Engineering, v. 7, 2013.

FELIZARDO, Katia R.; NAKAGAWA, Elisa Y.; FABBRI, Sandra C. P. F.; FERRARI, Fabiano C. Revisão sistemática da literatura em engenharia de software: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

GALVÃO, Taís F.; PEREIRA, Mauricio G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014. ISSN 1679-4974.

KITCHENHAM, Barbara. Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele: Keele University, 2004.

KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. EBSE Technical Report EBSE-2007-01, v. 5, 2007.

MAURICIO, Gustavo Carvalho. INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA: um estudo sobre a incorporação das tecnologias digitais em cursos presenciais de Instituições Públicas de Ensino Superior. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024.

MILL, Daniel. Revisão Sistemática de Literatura como estratégia de pesquisa: apontamentos e roteiro para sua elaboração. In: MILL, Daniel; OLIVEIRA, Camila; VELOSO, Braian; ROCHA, Katia G.; SANTIAGO, Glauber; PARESCHI, Claudinei Z. (org.). Diálogos sobre a Educação a Distância, Presencial e Híbrida: reflexões, estratégias e proposições. São Carlos: Artesanato Educacional, 2023.

MILL, Daniel; OLIVEIRA, Camila D.; CESÁRIO, Priscila M. A bibliometria como estratégia científica: uma análise dos rumos da produção científica no campo da Educação a Distância. In: LUCAS, Patrícia de O.; RODRIGUES, Rosana F. (org.). Temas e rumos nas pesquisas em linguística (aplicada): questões empíricas, éticas e práticas. Campinas: Pontes, 2017. v. 2, p. 89-112.

PETTICREW, Mark; ROBERTS, Helen. Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. Oxford: Blackwell Pub, 2006.

SIMPLE COMPLEX. Parsifal: perform systematic literature reviews. 2021. Disponível em: https://parsif.al. Acesso em: 29 nov. 2024.

Downloads

Publicado

26.05.2025

Como Citar

MAURICIO, Gustavo Carvalho; MILL, Daniel. Condução de revisões sistemáticas de literatura mediada pela ferramenta Parsif.al: potencialidades e limites. Dialogia, [S. l.], n. 54, p. e28438, 2025. DOI: 10.5585/54.2025.28438. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28438. Acesso em: 7 jun. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial "Aprendizagem na Cultura Digital"
Visualizações
  • Resumo 56
  • pdf 25