Google for education: estudo de caso na rede municipal de Salvador, Bahia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20621

Palabras clave:

escolas da rede municipal, estudo de caso, google for education

Resumen

Nas últimas décadas, grandes empresas de Tecnologias de Informação (TI), como a Google, passaram a desenvolver projetos Educacionais e estabelecer parceria com as redes públicas, privadas e organizações da sociedade civil, gerando preocupantes reflexões acerca das políticas públicas de acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC) no Brasil. Assim, o objetivo deste artigo busca discutir os propósitos do Google for Education e sua implementação, através do Projeto EscoLabs, nas escolas do Município de Salvador/BA. Com essa intenção, a abordagem metodológica do Estudo de Caso Descritivo, mediada pelos procedimentos de observação direta e entrevistas semiestruturada, permitiu a participação de professores, gestores e um servidor da Secretaria Municipal da Educação (SMED) na composição desta pesquisa. De modo que, os resultados obtidos nos conduzem a repensar sobre as políticas públicas de acesso às Tecnologias Digitais nas escolas das Redes Públicas e, sugerem alertas sobre a exposição de dados das instituições de ensino, professores e alunos às grandes corporações de TI. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tania Maria Hetkowski, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutora em Educação

Taise Passos Cilindro, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Mestra em Educação e Contemporaneidade

Citas

BRASIL. Lei no 8.069, Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Diário Oficial da União, 1990. BRASIL.

BONETI, Lindomar Wessler. Políticas Públicas por dentro. Ijuí: Unijuí, 2006.

BONETI, Lindomar Wessler. As políticas públicas no contexto do capitalismo globalizado: da razão moderna à insurgência de processos e agentes sociais novos. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, n. 5, p. 17-28, dez. 2012. http://dx.doi.org.10.18468/pracs.

BONILLA, Maria Helena Silveira, PRETTO, Nelson. Políticas Brasileiras de Educação e informática. UFBA, 2000 http://www2.ufba.br/~bonilla/politicas.htm> Acesso em: 06 mai. 2019.

CRUZ, Leonardo Ribeiro da. Secretarias de Educação entregam alunos de bandeja como clientes para gigantes da tecnologia. Entrevista concedida ao Lavits. Disponível em: https://lavits.org/secretarias-de-educacao-entregam-alunos-de-bandeja-como-clientes-para%02gigantes-da-tecnologia/?lang=pt Acesso em 01 nov. 2020.

DIJCK, J. Van; POELL, T. Social media platforms and education. In: The SAGE Handbook of Social Media, 579-591, edited by Jean Burgess, Alice Marwick & Thomas Poell. London: Sage. 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação Básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & Sociedade. v.24 n.82. Campinas. Abril 2003.

GENTILI, Pablo. A Falsificação do Consenso. São Paulo: Vozes, 1998.

HETKOWSKI, Tânia Maria. Políticas Públicas: Tecnologias da Informação e Comunicação e Novas Práticas Pedagógicas. Bahia, Tese de Doutorado, UFBA, 2004.

HETKOWSKI, Tânia Maria; DIAS, Josemeire Machado. Educação, Cultura Digital e Espaços Formativos. Plurais Revista Multidisciplinar. Salvador, v. 4, n. 2, p. 11-25, mai./ago. 2019. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p

JUNQUEIRA, Eduardo S. Estudos de plataforma: análise de dimensões do fenômeno no campo da educação. XII Simpósio Nacional da ABCiber. UFRGS, Porto Alegre, RS, 2019.

KANASHIRO, Marta. Lavits participa de reportagem de rádio sobre acordo entre Google e Unicamp. Entrevista concedida ao WebRádio Oxigênio, 2016. Disponível em: http://lavits.org/>Acesso em: 26 set. 2020.

LEHRER, Roberto. Da Ideologia do Desenvolvimento à Ideologia da Globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para o “alívio da pobreza”. São Paulo, USP, 1998.

LEMOS. André. Os Desafios Atuais da Cibercultura. Disponível em: http://www.lab404.ufba.br/?p=3599 Texto publicado originalmente no Caderno de Sábado do jornal Correio do Povo (15/06/19). Acesso em: 16 jan. 2020

LEMOS, A.; MARQUES, D. Interfaces Maliciosas: estratégias de coleta de dados pessoais em aplicativos. V!RUS, São Carlos, n. 19, 2019. [online]. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/_virus19/?sec=4&item=2&lang=pt>. Acesso em: 13 dez. 2019. https://doi.org/10.4237

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

PARRA, Henrique Zoqui Martins. et al. Infraestruturas, Economia e Política Informacional: o Caso do Google Suite For Education. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina – PR. 2018 Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/32320/pdf_1 Acesso em:10 out. 2019. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2018v23n1p63

SAAD, Elizabeth. Sociedade Digitalizada: “plataformização” das relações e uma privacidade “zerada” Jornal da USP, São Paulo, 2019. https://jornal.usp.br/artigos/sociedade-digitalizada-plataformizacao-das-relacoes-e-uma-privacidade-zerada/> Acesso em: 29 mar. 2020

VENTURINI, JAMILA. Escolas na mirra das corporações da internet. Entrevista concedida ao Outras Palavras, 2019. <https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/escolas-na-mira-das-corporacoes-da-internet/> Acesso em: 30 mar. 2020

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos/ Robert K. Yin; 2ª ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZUBOFF, Shoshana. Big other: surveillance capitalismo and the prospects of an information civilization. Jounal of information Technology, Oxford, v.30, p.75 – 89, abr. 2015. http://doi: 10.1057 / jit.2015.5

Publicado

2021-12-17

Cómo citar

HETKOWSKI, Tania Maria; CILINDRO, Taise Passos. Google for education: estudo de caso na rede municipal de Salvador, Bahia. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20621, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20621. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20621. Acesso em: 10 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”