Paradigmas pedagógicos contemporâneos: tecendo práticas diferenciadas e inovadoras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8712

Palabras clave:

Paradigmas Educacionais. Ação Docente Inovadora. Paradigma Emergente ou da Complexidade.

Resumen

Este texto objetiva oferecer uma reflexão sobre a ação de paradigmas que marcaram a sociedade e influenciaram o pensamento pedagógico, a ação docente e o processo ensino-aprendizagem. Encontra no entretecer de paradigmas pedagógicos contemporâneos as possibilidades de avanço a uma prática docente relevante, significativa, com metodologias que favorecem aprendizagens críticas, participativas e emancipadoras. Utiliza abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, envidado um processo reflexivo, de revisão bibliográfica e de produção individual e em grupo, de identificação e comparação de aspectos relevantes das concepções conservadoras e inovadoras na forma de compreender o aluno, o professor, a metodologia e a avaliação. Apresentará uma pesquisa-ação com docentes de diferentes áreas de formação, um estudo teórico, debate coletivo e elaborações escritas – individual e coletiva – de pesquisadores instigados a revisitar suas práticas e construir uma ação pedagógica inovadora calcada em um paradigma emergente ou da complexidade, consoante aos dias atuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Rodrigues de Lima Simas, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR e Professora da Rede Municipal de Ensino de Pinhais – PR - Brasil
ORCID: http://orcid.org/000-0002-34462321

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Paraná – PR – Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9007-7890

Citas

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária no paradigma da complexidade: caminho para a visão transdisciplinar. Capítulo 5 (p. 145 – 158). In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. (Orgs). Formação de Professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC/Goiás, 2012.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KUHN. Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1994.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e educação. Capítulo 3 (p.73-90). In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. (Orgs). Formação de Professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC/Goiás, 2012.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, D.F. UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

SIMAS, Raquel Rodrigues de Lima; BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigmas pedagógicos contemporâneos: tecendo práticas diferenciadas e inovadoras. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 179–186, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.8712. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8712. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos