Paradigmas pedagógicos contemporâneos: tecendo práticas diferenciadas e inovadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8712

Palavras-chave:

Paradigmas Educacionais. Ação Docente Inovadora. Paradigma Emergente ou da Complexidade.

Resumo

Este texto objetiva oferecer uma reflexão sobre a ação de paradigmas que marcaram a sociedade e influenciaram o pensamento pedagógico, a ação docente e o processo ensino-aprendizagem. Encontra no entretecer de paradigmas pedagógicos contemporâneos as possibilidades de avanço a uma prática docente relevante, significativa, com metodologias que favorecem aprendizagens críticas, participativas e emancipadoras. Utiliza abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, envidado um processo reflexivo, de revisão bibliográfica e de produção individual e em grupo, de identificação e comparação de aspectos relevantes das concepções conservadoras e inovadoras na forma de compreender o aluno, o professor, a metodologia e a avaliação. Apresentará uma pesquisa-ação com docentes de diferentes áreas de formação, um estudo teórico, debate coletivo e elaborações escritas – individual e coletiva – de pesquisadores instigados a revisitar suas práticas e construir uma ação pedagógica inovadora calcada em um paradigma emergente ou da complexidade, consoante aos dias atuais.

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Biografias Autor

Raquel Rodrigues de Lima Simas, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR e Professora da Rede Municipal de Ensino de Pinhais – PR - Brasil
ORCID: http://orcid.org/000-0002-34462321

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Paraná – PR – Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9007-7890

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

SIMAS, Raquel Rodrigues de Lima; BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigmas pedagógicos contemporâneos: tecendo práticas diferenciadas e inovadoras. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 179–186, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.8712. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8712. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos