Paradigmas pedagógicos contemporâneos: tecendo práticas diferenciadas e inovadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8712

Palavras-chave:

Paradigmas Educacionais. Ação Docente Inovadora. Paradigma Emergente ou da Complexidade.

Resumo

Este texto objetiva oferecer uma reflexão sobre a ação de paradigmas que marcaram a sociedade e influenciaram o pensamento pedagógico, a ação docente e o processo ensino-aprendizagem. Encontra no entretecer de paradigmas pedagógicos contemporâneos as possibilidades de avanço a uma prática docente relevante, significativa, com metodologias que favorecem aprendizagens críticas, participativas e emancipadoras. Utiliza abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, envidado um processo reflexivo, de revisão bibliográfica e de produção individual e em grupo, de identificação e comparação de aspectos relevantes das concepções conservadoras e inovadoras na forma de compreender o aluno, o professor, a metodologia e a avaliação. Apresentará uma pesquisa-ação com docentes de diferentes áreas de formação, um estudo teórico, debate coletivo e elaborações escritas – individual e coletiva – de pesquisadores instigados a revisitar suas práticas e construir uma ação pedagógica inovadora calcada em um paradigma emergente ou da complexidade, consoante aos dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Rodrigues de Lima Simas, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR e Professora da Rede Municipal de Ensino de Pinhais – PR - Brasil
ORCID: http://orcid.org/000-0002-34462321

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Paraná – PR – Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9007-7890

Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária no paradigma da complexidade: caminho para a visão transdisciplinar. Capítulo 5 (p. 145 – 158). In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. (Orgs). Formação de Professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC/Goiás, 2012.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 5ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KUHN. Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1994.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade e educação. Capítulo 3 (p.73-90). In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. (Orgs). Formação de Professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: Ed. da PUC/Goiás, 2012.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, D.F. UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

Downloads

Publicado

30.04.2019

Como Citar

SIMAS, Raquel Rodrigues de Lima; BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigmas pedagógicos contemporâneos: tecendo práticas diferenciadas e inovadoras. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 179–186, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.8712. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8712. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos