As contribuições do estágio supervisionado para a formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.17009

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Gestão escolar, Formação de professores, Escola pública

Resumo

O objetivo do texto é apresentar reflexões sobre o estágio supervisionado na formação inicial e continuada dos estudantes de Pedagogia, tendo como referência o estágio em gestão escolar na Universidade Federal de Alagoas. A metodologia esteve pautada em uma abordagem qualitativa, por meio das pesquisas bibliográfica e documental, sendo esta última constituída pelas fichas de avaliação dos estudantes que realizaram o estágio supervisionado em gestão escolar. Como resultados, foi possível compreender o estágio como campo formativo para os estudantes, sendo composto de diferentes etapas e experiências. No caso da avaliação dos estudantes, ficou evidente que as propostas planejadas, atendendo às demandas da instituição, não foram vivenciadas devido à gestão escolar não estar de acordo, causando reflexões para os envolvidos.

 

 

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Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor  do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Alex Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação. Professor da rede pública municipal de Maceió.

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Doutora em Educação
Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

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Publicado

22.12.2020

Como Citar

SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da; SANTOS, Inalda Maria dos. As contribuições do estágio supervisionado para a formação profissional. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 484–501, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.17009. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17009. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos