Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática. Entrevistada: Ana Paula Ferreira da Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26509

Palavras-chave:

Entrevista

Resumo

Entrevistada: Ana Paula Ferreira da Silva - Doutora (2009) e Mestre (2005) pelo Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atualmente é professora na linha de pesquisa “Instituição Escolar: Organização, Práticas Pedagógicas e Formação de Educadores”. Coordena o projeto de pesquisa "Processos educacionais e conectividade", a atividade de extensão "Celulares em sala de aula: perspectivas sociais e pedagógicas" e participa do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq “Docência em suas múltiplas dimensões”. Trabalhou como docente na rede pública de educação municipal de São Paulo (2002/2004) e como professora dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009 – 2017), onde coordenou a área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - (2014 - 2017). Foi assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas (2010-2014 / 2018 - 2019). Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, pesquisando principalmente os temas: processo de escolarização, docência, cultura digital e desigualdade escolar.

Vínculo Institucional:  PUC-SP (PPG Educação: História, Política, Sociedade)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Aparecida Bioto, Universidade Nove de Julho

Doutora em História da Educação 

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação

Ana Paula Ferreira da Silva (Entrevistada), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019 - atual), onde coordena o projeto de pesquisa "Processos educacionais e conectividade" e a atividade de extensão "Celulares em sala de aula: perspectivas sociais e pedagógicas". Possui Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005/2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Mackenzie (2002). Trabalhou como docente na rede pública de educação municipal de São Paulo (2002/2004) e coordenou a área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - (bolsista Capes - 2014 - 2017). Foi assistente de Pesquisa na Fundação Carlos Chagas (2010-2014 / 2018 - 2019). Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, pesquisando principalmente os temas: processo de escolarização, didática e práticas de ensino, tecnologias digitais e virtuais, desigualdade social e etnografia.

Referências

.

Downloads

Publicado

26.04.2024

Como Citar

BIOTO, Patricia Aparecida; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; SILVA, Ana Paula Ferreira da. Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática. Entrevistada: Ana Paula Ferreira da Silva. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26509, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26509. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26509. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Entrevista