Linhas de forças nas teorias curriculares: entre árvores e rizoma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/51.2024.27639

Palavras-chave:

rizomas, currículo, educação

Resumo

O objetivo do texto é problematizar as relações entre as linhas de forças que agenciam o pensamento educacional curricular contemporâneo tendo como referência as contribuições filosóficas deleuze-guattariano, especificamente os conceitos de arbóreo e rizomático. São destacadas as categorias currículo, fundamentos, princípios e linhas de forças. Discute a possibilidade de pensar o conceito de rizoma, aplicado às teorias curriculares pós-críticas. Como resultado da análise feita, destaca-se que as teorias curriculares pós-críticas, por meio de seus princípios e linhas de forças moleculares e de fugas, promovem o rompimento com modelos arbóreos presentes nas fundamentações dos currículos tradicionais e críticos. O pensamento rizomático, avesso às estruturas, oferece uma abordagem múltipla, heterogênea e crítica ao pensamento hierárquico. 

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Biografia do Autor

Alessandra Aparecida Dias, Secretaria Municipal da Educação de Jandira - SP

Doutora em Educação

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Universidade Nove de Julho, Uninove

Doutor em Educação

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Publicado

18.12.2024

Como Citar

DIAS, Alessandra Aparecida; CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. Linhas de forças nas teorias curriculares: entre árvores e rizoma. Dialogia, [S. l.], n. 51, p. e27639, 2024. DOI: 10.5585/51.2024.27639. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27639. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 51 “Saberes rizomáticos em educação”