A institucionalização da Educação a Distância no Brasil e a formação de professores: subsídios para se pensar o futuro da modalidade
DOI:
https://doi.org/10.5585/54.2025.28459Palavras-chave:
Educação a Distância, políticas públicas, formação docenteResumo
A Educação a Distância (EaD) cumpre um papel de grande relevância social ao oferecer aos estudantes flexibilidade espaço-temporal, possibilidade de personalização da aprendizagem e acessibilidade por meio de recursos midiáticos digitais, possibilitando a expansão dos cursos de formação inicial e continuada de professores. No entanto, as recentes mudanças nas políticas públicas para a EaD colocam em risco o futuro da modalidade. Com base em uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental, este artigo objetiva recuperar o histórico do processo de institucionalização da modalidade no Brasil e sua relação com a oferta de cursos de formação de professores, refletindo sobre o rumo deste processo e a dinâmica entre o campo educacional e as Instituições de Ensino Superior (IES). Os resultados evidenciam as limitações estruturais no Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a falta de financiamento contínuo e outros fatores que dificultam a institucionalização da EaD nas Instituições de Ensino Superior.
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