A institucionalização da Educação a Distância no Brasil e a formação de professores: subsídios para se pensar o futuro da modalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/54.2025.28459

Palavras-chave:

Educação a Distância, políticas públicas, formação docente

Resumo

A Educação a Distância (EaD) cumpre um papel de grande relevância social ao oferecer aos estudantes flexibilidade espaço-temporal, possibilidade de personalização da aprendizagem e acessibilidade por meio de recursos midiáticos digitais, possibilitando a expansão dos cursos de formação inicial e continuada de professores. No entanto, as recentes mudanças nas políticas públicas para a EaD colocam em risco o futuro da modalidade. Com base em uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental, este artigo objetiva recuperar o histórico do processo de institucionalização da modalidade no Brasil e sua relação com a oferta de cursos de formação de professores, refletindo sobre o rumo deste processo e a dinâmica entre o campo educacional e as Instituições de Ensino Superior (IES). Os resultados evidenciam as limitações estruturais no Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a falta de financiamento contínuo e outros fatores que dificultam a institucionalização da EaD nas Instituições de Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Luciane Penteado Chaquime, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, São Paulo, Brasil

Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2010). Mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens - Grupo Horizonte. Atualmente é Professora de Educação/Pedagogia no IFSP Campus Matão.

Claudinei Zagui Pareschi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Paulo, Brasil

Doutorando em Educação na Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCAR). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pesquisador pelo grupo Horizonte da UFSCAR. Pesquisador do grupo Movimentos Docentes da UNIFESP. Especialista em Gestão da Educação a Distância (Edutec - UFSCar). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Anhanguera Educacional (Uniderp). Especialista em Educação a Distância pela UNIP. Especialista em Filosofia pela UNESP (Marília). Especialista em Educação Inclusiva e Libras pela Faculdade São Luís. Especialista em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá. Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Rio Claro. Possui Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui Graduação em Pedagogia e História pela Faculdade Paulista São José. Possui graduação em Artes Visuais pela UNIJALES. Atualmente é Diretor de escola na Prefeitura Municipal de Limeira, atuando também nos seguintes temas: Filosofia da Educação, Ética, Educação e Tecnologias Digitais, Institucionalização da Educação a Distância, Educação Híbrida, Formação Continuada de Professores e Gestão Democrática.

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Publicado

26.05.2025

Como Citar

CHAQUIME, Luciane Penteado; PARESCHI, Claudinei Zagui. A institucionalização da Educação a Distância no Brasil e a formação de professores: subsídios para se pensar o futuro da modalidade . Dialogia, [S. l.], n. 54, p. e28459, 2025. DOI: 10.5585/54.2025.28459. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28459. Acesso em: 20 jun. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial "Aprendizagem na Cultura Digital"
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