Educação Básica: Base Nacional Comum e infraestrutura escolar

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Leandro Campi Prearo Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Maria Carmo Romeiro "leandro prearo" <leandro.prearo@uscs.edu.br>

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6055

Palavras-chave:

Base Nacional Comum. Infraestrutura. Ensino Fundamental.

Resumo

A discussão atual sobre a Base Nacional Comum é legitima quando a questão é tornar a escola mais democrática e de qualidade. No entanto, espera-se que suas consequências não ampliem ainda mais o controle e a pressão sobre as escolas e professores. Neste artigo, examina-se, utilizando dados do Censo Escolar de 2013, a questão da infraestrutura das escolas municipais e estaduais brasileiras e sua relação com o desenvolvimento dos conhecimentos da Base. Verifica-se inicialmente que a discussão sobre a Base não foi precedida ou mesmo concomitante de outra sobre a infraestrutura escolar. Sem tal debate, que deveria inclui as questões de investimentos, a infraestrutura continuará a ser um fator potencializador para alguns jovens e limitante ou excludente para outros. A Base somente poderá auxiliar na redução das desigualdades escolares se considerar a discussão da infraestrutura das escolas. 

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Educação. Professor do programa de pós-graduação em educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP – Brasil.

Leandro Campi Prearo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração. Professor do programa de pós-graduação em educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP – Brasil.

Maria Carmo Romeiro, "leandro prearo" <leandro.prearo@uscs.edu.br>

 Doutora em Administração. Professora do programa de pós-graduação em educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP – Brasil.

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Publicado

27.06.2016

Como Citar

GARCIA, Paulo Sérgio; PREARO, Leandro Campi; ROMEIRO, Maria Carmo. Educação Básica: Base Nacional Comum e infraestrutura escolar. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 83–98, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6055. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6055. Acesso em: 17 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos