Novos caminhos para novos leitores: breve panorama da literatura contemporânea brasileira para crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7421Palavras-chave:
literatura infantil, pré-leitores, tendências, formação do leitor.Resumo
O presente estudo tem por objetivo traçar um breve panorama da produção contemporânea brasileira destinada preferencialmente às crianças pré-leitoras. Almeja-se investigar quais as especificidades das obras endereçadas aos leitores no início do seu processo de formação, bem como apresentar alguns dos mais significativos autores e livros da atual literatura infantil brasileira. Discute-se, ainda, a importância do papel do mediador no processo de encontro dos pequenos leitores com os livros literários, encontro esse decisivo no processo de formação do pequeno leitor. As discussões empreendidas neste estudo fundamentam-se nas reflexões de Colomer (2002), Reyes (2010) e Zilberman (2003), e apontam para uma literatura marcada pela pluralidade e qualidade estética, que muito tem a contribuir com a formação da criança.