Multiculturalismo em educação: o atendimento escolar de alunos bolivianos e descendentes

Autores

  • Elaine Teresinha Dal Mas Dias Universidade Nove de Julho - Uninove. São Paulo, SP
  • João Clemente Souza Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8802

Palavras-chave:

Bolivianos. Relação Socioeducativas. Integração.

Resumo

 Pesquisa de abordagem qualitativa em andamento, objetiva a observação e análise das relações interpessoais e educativas, entre docentes e alunos imigrantes bolivianos e descendentes, e entre os demais alunos do ensino fundamental II, dos 8º e 9º anos, em sala de aula e nas dependências comuns de uma escola estadual da região central de São Paulo. Baseia-se nos diferentes modelos de multiculturalismo, em especial, o assimilacionista, diferencialista e interativo ou intercultural. O método empregado nessa etapa foi o observacional sistemático, com registro de campo. Os resultados mostraram que há um distanciamento entre alunos bolivianos e descendentes e docentes, e com outros alunos, fenômenos que possibilitam, somente, uma integração por estarem em situação de exclusão e sem alteração da hegemonia social. A imperceptibilidade desses alunos é evidente e há uma restrita configuração de estratégias de alterações do cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho - Uninove. São Paulo, SP

João Clemente Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1987), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Ciências Sociais, e pós-doutorado (2005) em Sociologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor adjunto, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

24.08.2018

Como Citar

DAL MAS DIAS, Elaine Teresinha; SOUZA NETO, João Clemente. Multiculturalismo em educação: o atendimento escolar de alunos bolivianos e descendentes. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 83–94, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.8802. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8802. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Multiculturalismo