Valentina, a princesa negra na literatura infantil: possibilidade de ampliação do contato com a cultura afro-brasileira aos leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.20446

Palavras-chave:

leitura literária, materialismo histórico-dialético, personagem negra, prática pedagógica

Resumo

Este estudo analisa a obra Valentina, de Márcio Vassalo (2007). O objetivo foi apresentar a análise das múltiplas determinações desta obra, como contribuição cultural para uma prática pedagógica voltada à diversidade racial, visando o desenvolvimento da formação leitora, humana e social a partir da mediação com a leitura literária. A escolha da obra justifica-se pela riqueza da linguagem poética, o significado das ilustrações, a contemplação da personagem negra como protagonista e ampliação do contato com a temática afro-brasileira. Trata-se de uma abordagem crítico-dialética, qualitativa, com aproximações ao Materialismo Histórico-Dialético. Os dados foram gerados na pesquisa bibliográfica e em reflexões sobre saberes docentes. Como resultados, foi possível entender que quando a prática pedagógica com leitura literária é pautada pela compreensão dialética das múltiplas determinações contidas na obra, a leitura configura-se em uma práxis educativa que colabora com a ampliação cultural, cognitiva e social do sujeito leitor inserido no contexto escolar.

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Biografias Autor

Suelen Cristina dos Santos Klem, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Pós-Doc em Educação pela Unesp de Marília

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Mestranda em Educação

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

KLEM, Suelen Cristina dos Santos; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Valentina, a princesa negra na literatura infantil: possibilidade de ampliação do contato com a cultura afro-brasileira aos leitores. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e20446, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.20446. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20446. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 38 “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”