A educação das relações étnico-raciais no contexto da educação física: reflexões sobre a disciplinarização, o silenciamento e suas possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20452

Palavras-chave:

educação das relações étnico-raciais, educação física

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais e seu elo com a Educação Física. Para tanto, utilizamos como ferramenta a pesquisa bibliográfica. A Educação Física, enquanto componente curricular da Educação Básica, esteve por muito tempo vinculada aos interesses de instituições médicas e militares que definiam seu espaço e campo de conhecimento. Nesse contexto, sua atuação tencionava a formação e a manutenção de corpos disciplinados, fortes e saudáveis, seguindo preceitos como os da eugenia, por exemplo. Nesse tipo de intervenção, as manifestações afro-brasileiras e indígenas eram invisibilizadas, marginalizadas e oprimidas, em detrimento à reprodução de modelos eurocêntricos de expressões corporais. Diante disso, argumentamos a favor de um currículo de Educação Física pautado nos conhecimentos oriundos de diferentes populações, sobretudo dessas que foram historicamente silenciadas e que protagonizam a estrutura nossa identidade.

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Biografias Autor

Keylla Amélia Dares Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Especialista em EducaçãoFísica Escolar – IF Sudeste MG

Mestranda no Programa de Pós-Gradação em Educação

Wilson Alviano Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor em Educação pela FE-USP

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Publicado

2021-10-15

Como Citar

DARES SILVEIRA, Keylla Amélia; ALVIANO JÚNIOR, Wilson. A educação das relações étnico-raciais no contexto da educação física: reflexões sobre a disciplinarização, o silenciamento e suas possibilidades. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20452, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20452. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20452. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Secção

Artigos