A construção de ações educativas na prevenção do abuso sexual na infância
DOI:
https://doi.org/10.5585/43.2023.23008Palavras-chave:
prevenção, abuso sexual infantil, educaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo investigar, no campo da educação, as políticas públicas direcionadas à prevenção e à proteção da criança no contexto escolar do município de Caieiras (SP). Para a realização do estudo, partimos de uma abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico a concepção de infância à luz dos estudos de Willian Corsaro, que compreende a infância como um conceito socialmente construído. Para refletirmos sobre a violência infanto-juvenil, utilizamos as concepções de Minayo que define a violência contra a criança como todo ato de omissão, seja de instituições, de pais, de parentes e de outras pessoas que possam causar danos físicos, psicológicos e sexuais às crianças e aos adolescentes. Os desafios encontrados, de acordo com a equipe gestora, foram a falta de formação dos professores e as objeções de alguns pais, quando a temática foi proposta.
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