A criança benjaminiana produtora de conhecimentos educacionais: subvertendo a ordem e produzindo cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.23769

Palavras-chave:

criança, Walter Benjamin, cultura, produção de conhecimentos históricos-educacionais

Resumo

Neste artigo, compartilhamos uma discussão em que tecemos a concepção de criança a partir da correspondência com as noções apresentadas pelo filósofo Walter Benjamin. Dessa forma, apresentamos o autor e no diálogo com o filósofo, buscamos movimentar e romper com ideias iluministas que foram romantizadas, onde a criança não era considerada produtora de cultura, vista como um ser sem linguagem. Com isso, abarcamos concepções de criança e infância, nas quais essas tomam seus lugares de sujeitos capazes de produzir conhecimento, cultura e de refletir e criticar sobre os mais variados assuntos da sociedade. A partir disso, compreendemos que, movidas por toda a potencialidade que possuem produzem, portanto, conhecimentos na relação com o mundo que as envolve.

 

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Biografias Autor

Maíra Wencel Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Mestra em Ensino de História

 

Cyntia Simioni França, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR

Doutora em educação

 

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Publicado

2023-10-17

Como Citar

SANTOS, Maíra Wencel Ferreira dos; FRANÇA, Cyntia Simioni. A criança benjaminiana produtora de conhecimentos educacionais: subvertendo a ordem e produzindo cultura. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e23769, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.23769. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23769. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos