A avaliação institucional no município de Cariacica: estratégias de aplicação e a ressignificação dos processos de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.25102

Palavras-chave:

avaliação institucional, descentralização da gestão escolar, projeto político pedagógico

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa de cunho qualiquantitativo que, a partir de uma leitura documental, oferece uma análise das estratégias de aplicação da avaliação institucional na rede municipal de educação de Cariacica (ES). Partindo dos escritos de Veiga (1997), Brandalise (2010), Limeira (2012), Esteban (2008) e Melchior (2015), conceituou-se sobre a importância da avaliação institucional na verificação de tendências de desempenho na unidade de ensino, com o intuito de orientar ações capazes de indicar novos percursos pedagógicos. Considerou-se como objeto de estudo a Avaliação Institucional do município de Cariacica no ano de 2022, visando analisar de que forma os dados podem ser utilizados para a qualificação do processo de ensino-aprendizagem, articulando-os com a (re)construção do Projeto Político Pedagógico na mesma rede de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Renan dos Santos Sperandio, Prefeitura Municipal de Cariacica - PMC

Mestre em Educação (UFES-ES)

 

Claudio Ernani Litig, Prefeitura Municipal da Serra - PMS

Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP)

 

Roney Ricardo Cozzer, Prefeitura Municipal de Cariacica - PMC

Mestre em Teologia (FABAPAR)

 

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas: SP, v. 19, n. 2, p. 487-507. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200013. Acesso em: 15 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Diário Oficial da União - Seção 1 - Edição Extra - 26/6/2014, Página 1, Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 27/08/2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União - Seção 1 - 23/12/1996, Página 27833, Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27/08/2023.

BELLONI, Isaura. Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação. Linhas Críticas, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 31–58, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2752. Acesso em: 26/07/2023.

BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação Institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. Olhar do professor, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p.315-330, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/download/3220/2360/8996. Acesso em: 13/07/2023.

CARIACICA (Município). Secretaria Municipal de Educação de Cariacica. Avaliação Institucional das escolas da rede municipal de Cariacica de 2022. 2022.

CARIACICA (Município). Decreto Municipal Nº 20, de 31 de Janeiro de 2019. Aprova o Regimento Interno da Administração Municipal de Cariacica. 2019

CARIACICA (Município). Lei Complementar Municipal nº 110, de 23 de novembro de 2021. Dispõe sobre a gestão democrática do ensino público municipal de Cariacica nos termos da Meta 19 da Lei Nº 5.465/2015, revoga a Lei Complementar Nº 035, de 17 de agosto de 2011, e dá outras providências. Diário Oficial do Município, de 24 de novembro de 2021. Disponível em: https://cariacica.camarasempapel.com.br/legislacao/norma.aspx?id=17872. Acesso em: 27/08/2023.

CARIACICA (Município). Lei Municipal nº 5.465 de 22 de Setembro de 2015. Dispõe sobre o Plano Municipal de Educação de Cariacica-ES. Diário Oficial do Município, de 09 de outubro de 2015. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads//2017/10/Plano-Municipal-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-20151.pdf. Acesso em: 27/08/2023.

Conselho Municipal de Educação de Cariacica (Comec). Resolução Nº 007/2011. Fixa Normas para Educação Básica no Sistema Municipal de Ensino do município de Cariacica. 2011.

ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no cotidiano escolar. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 6. ed. Petrópolis: DP et Alli, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMEIRA, Luciana Cordeiro. Avaliação institucional e Projeto Político Pedagógico - uma trama em permanente construção. 2012. 232f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Católica de Brasília, Brasília. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/686. Acesso em: 30 ago. 2023.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.

MELCHIOR, Maria Celina. Avaliação Institucional da Escola Básica. Cabo verde: Chiado Editora, 2015.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas, SP: Papirus, 2018

SCHNEIDER, Eduarda Maria; FUJI, Rosangela Araujo Xavier; CORAZZA, Maria Julia. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 569–584, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157. Acesso em: 20 out. 2023.

SILVA, Flavio Caetano. As figuras do aprender de diretores e a escola outra. In: LUIZ, Maria Cecilia [org.]. Mentoria de diretores de escola: orientações práticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

SILVA, Sebastião Donizeti. Avaliação: perspectivas teóricas e sua tipologia tradicional e contemporânea. Educação, Batatais, v. 7, n. 4, p. 123-139, 2017. Disponível em:

https://web-api-claretiano-edu br.s3.amazonaws.com/cms/biblioteca/revistas/edicoes/6059fe20c0ce6055c496d14b/605b388f83fe107cbc975851.pdf. Acesso em: 27 jun. 2023.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44. Acesso em: 23 jun. 2023.

VEIGA, Ilma Passos. Projeto político-pedagógico da escola, uma construção possível. Campinas: Papirus, 1997.

Publicado

2023-11-24

Como Citar

SPERANDIO, Renan dos Santos; LITIG, Claudio Ernani; COZZER, Roney Ricardo. A avaliação institucional no município de Cariacica: estratégias de aplicação e a ressignificação dos processos de ensino-aprendizagem. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e25102, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.25102. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25102. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 46 “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”