Formação do(a) professor(a) pesquisador(a): análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6126Palavras-chave:
Narrativa docente. Conversação. Formação continuada. Professor(a)-pesquisador(a).Resumo
O presente artigo trata da temática sobre a formação continuada de professores(as) da Educação Básica no âmbito da discussão sobre a formação do professor(a). O lócus desta experiênciarefere-se a dois projetos dos grupos de pesquisa Formação e Profissão Docente (Foprofi e Caleidoscópio, respectivamente): “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”, projeto de pesquisa interinstitucional realizado com três universidades públicas (Ceará, São Paulo e Minas Gerais), financiado pela Capes/Obeduc; e o projeto “Conversações com mulheres-professoras em Santa Rita de Ouro Preto (2009-2015)”, que integra o Programa Caleidoscópio. Este artigo, embasado em duasmetodologias da pesquisa no campo educacional – narrativas educacionais e conversação – retrata como professores(as) estão fazendo sua formação continuada no interior dos referidos projetos de pesquisa. Os resultados demonstram que os sujeitos/pesquisadores(as) envolvidosse situam numa concepção de professor(a)-pesquisador(a) para além do que genericamente vimos denominando de professor(a) crítico-reflexivo e professor(a)-pesquisador(a).Downloads
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Publicado
2016-02-19
Como Citar
JARDILINO, José Rubens Lima; DINIZ, Margareth. Formação do(a) professor(a) pesquisador(a): análise de uma experiência de educação continuada com professores(as) da Escola Pública. Dialogia, [S. l.], n. 23, p. 97–112, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N23.6126. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6126. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Secção
Artigos