n. 28: Educação e Arte

Eccos N. 28
(maio./ago. 2012) 
Publicado: 12.08.2012

Editorial

  • Editorial Eccos 28 - Educação e Arte

    Carlos Bauer, Antônio Joaquim Severino
    11-14
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3636

Dossiê Temático - Educação e arte

  • Experiência estética como experiência formativa a partir da ontologia de Hans-Georg Gadamer

    Clenio Lago
    17-30
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3596
  • O ensino da recepção estético-literária e a formação humana

    Newton Duarte, Nathalia Botura de Paula Ferreira, Maria Cláudia da Silva Saccomani, Mariana de Cássia Assumpção
    31-48
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3593
  • La estética y la formación en valores en el escenario de la educación superior (La conformación de la antropoética)

    Manjarrez Betancourt Martín, Aguilar Rodriguez Emilio, Alvarado Hernández Víctor
    49-63
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3471
  • “No centro de uma outra história”: a busca da emergência de novos espaços arte-educativos

    Denise Marcos Bussoletti, Cleber José Silveira Costa
    65-79
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3527
  • O encontro com a arte: formando e transformando o repertório de professores

    Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
    81-92
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3518
  • Arte e Educação em Ilustrações de “Branca de Neve”

    Giovana Scareli, Ane Rose de Jesus Santos Maciel
    93-111
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3507
  • O auto do Bumba-meu-boi do Maranhão e a Lei n. 11.645/2008: contribuições didáticas

    Denise Maria Soares Lima, Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
    113-128
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3492

Artigos

  • Linguagem, cognição e cultura: uma leitura em fenomenologia da prática educativa

    Jucimara Rojas
    131-147
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.2474
  • O embate modernidade/pós-modernidade e seu impacto sobre a teoria e a prática educacionais

    Pedro Goergen
    149-169
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.2999
  • Um estudo sobre o “bom aluno” na perspectiva das representações sociais

    Andreza Maria Lima, Laêda Bezerra Machado
    171-189
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3183
  • O papel da escola na promoção da saúde – uma mediação necessária

    Dartel Ferrari de Lima, Vilmar Malacarne, Dulce Maria Strieder
    191-206
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3521
  • Indisciplina e afetividade: um enfoque antropológico

    Francisca Eleodora Santos Severino, Alfredo Oscar Salun
    207-222
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3238

Resenhas

  • O regresso dos professores, de Antônio Nóvoa

    Solange Martins Oliveira Magalhães
    225-230
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3610
  • Associativismo e sindicalismo em Educação: organização e lutas, de Sadi Dal Rosso (Org.)

    Cassio Diniz
    231-233
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3635
  • O cemitério de Praga, de Humberto Eco

    Ernesto Jacob Keim
    234-237
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3638