Vol. 9 No 2: Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico

Educação brasileira, 1960-2000: itinerários históricos e filosófico
(jul./dez. 2007)
Publiée: 2007-12-01
  • Expediente

    Coordenadoria Editorial
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1270

Editorial

  • Editorial

    José Rubens Lima Jardilino
    251-258
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1070

Artigos

  • Filosofia da educação no Brasil do século xx: da crítica ao conceito

    Sílvio Gallo
    261-284
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1083
  • Conteúdos nas pesquisas e no ensino da Filosofia da Educação no Brasil

    Cleide Rita Silvério de Almeida, José J. Queiroz, Marcos Antônio Lorieri
    285-306
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1084
  • Da abordagem por competências e do problema da medida da competência

    M'hammed Mellouki, Clermont Gauthier
    307-328
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1085
  • Linguagem, estética e ensino: notas para estudo

    Humberto Pereira da Silva
    329-348
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1086
  • Educação: esperança e luta – Identidades do pensamento pedagógico brasileiro nos anos 1980

    André Gustavo Ferreira da Silva
    349-368
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1087
  • O simpósio “A educação que nos convém: o IPES e a ação político-ideológica da burguesia na década de 1960”

    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    369-386
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1088
  • A formação do Estado nacional brasileiro: implicações para a gestão das políticas públicas educacionais

    Neusa Chaves Batista
    387-408
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1089
  • Acción Cultural Popular en los albores: la Filosofía del movimiento pedagógico y la educación popular en Colombia

    Luis Abrahán Sarmiento Moreno, José Rubens Lima Jardilino
    409-434
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1090
  • Investigación y formación docente: dispositivos de formación y elementos para la construcción de una identidad profesional

    René Rickenmann
    435-464
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1091

Ensaios

Resenhas

  • Preconceito contra a mulher: diferença, poemas e corpos de Sandra Azerêdo

    Elaine Teresinha Dal Mas Dias
    503-506
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1095
  • Norbert Elias & a educação de Andréa Borges Leão

    Maria Lucia de Amorim Soares
    507-510
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1096