Mestrado Profissional em Ensino: uma inovação promissora?

Autores/as

  • Ronan Daré Tocafundo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
  • Silvania Sousa do Nascimento Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Fae/UFMG)
  • Antonio Moreno Verdejo Facultad de Ciencias de la Educación Universidad de Granada, España

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5588

Palabras clave:

Formação de Professores, Formação Docente, Mestrado Profissional, Mestrado Profissional em Ensino,

Resumen

Apresentaremos resultados parciais de uma Pesquisa de Doutorado em andamento cujo Tema Geral é a Formação Docente no Mestrado Profissional em Ensino (MPE). A pesquisa faz parte de um projeto do Observatório da Educação (OBEDUC), intitulado Impacto dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências na qualidade da Educação Científica.  Inicialmente pretendíamos responder a duas Questões de Pesquisa: (i) O que há de novo no (MPE)? E (II) Quais as diferenças em relação ao Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE)? Para tal, realizamos Procedimentos Metodológicos de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) na Base Legal dos Mestrados Profissionais (MP); e em artigos, Dissertações e Teses sobre (MP) e sobre (MPE). Como Resultado, constatamos que, diferentemente de todas as outras áreas da CAPES, na área de Ensino, a oferta de MPE supera a oferta de MAE. Concluímos com a construção da hipótese, hora investigada, que o MPE é uma Inovação Promissora.

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Biografía del autor/a

Ronan Daré Tocafundo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Fae/UFMG).

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET -MG.

Professor de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).

Silvania Sousa do Nascimento, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Fae/UFMG)

Dra em Didática das Ciências e tecnologias pela Unversidade de Paris 6Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG

Antonio Moreno Verdejo, Facultad de Ciencias de la Educación Universidad de Granada, España

Coordinador del Máster de Formación del Profesorado de Secundaria, Bachillerato, Formación Profesional y Ensenanza de idiomas.

Profesor del Departamento de Didáctica de la Matemática

Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Granada, España

Publicado

2015-04-14

Cómo citar

TOCAFUNDO, Ronan Daré; NASCIMENTO, Silvania Sousa do; VERDEJO, Antonio Moreno. Mestrado Profissional em Ensino: uma inovação promissora?. Dialogia, [S. l.], n. 21, p. 41–54, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N21.5588. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5588. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira