A matemática como prioridade numa sociedade moderna

Autores/as

  • Ubiratan D'Ambrosio PUC - SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v4i0.869

Palabras clave:

Conhecimento. Educação. Educação matemática. Matemática. Sociedade.

Resumen

A matemática é o instrumento fundamental para explicar, entender, lidar com fatos e fenômenos do mundo. Sua importância justifica que se faça a análise de sua presença como disciplina central nas grades curriculares de todas as séries do ensino fundamental e médio, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Essa análise parte de uma teoria de conhecimento, de uma reflexão sobre o conhecimento matemático e de sua contextualização. Matemática, como toda forma de conhecimento, é resultado de um ambiente natural e cultural, isto é, mítico, religioso, social, econômico, político. Sendo a educação a estratégia desenvolvida pelas sociedades para possibilitar a cada indivíduo atingir seu potencial criativo e estimular e facilitar a ação comum com vistas a viver em sociedade, o grande desafio é como formar matemáticos necessários ao progresso e, ao mesmo tempo, educar toda a população para a vida criativa, produtiva e integrada a um ideal de sociedade, sem arrogância, sem intolerância e sem iniqüidade.

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Biografía del autor/a

Ubiratan D'Ambrosio, PUC - SP

Pós-doutor em Matemática – Brown University; Professor na pós-graduação – PUC-SP.

Publicado

2008-04-01

Cómo citar

D’AMBROSIO, Ubiratan. A matemática como prioridade numa sociedade moderna. Dialogia, [S. l.], v. 4, p. 31–44, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v4i0.869. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/869. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos temáticos: Formação de professores

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