Algumas contribuições da fenomenologia à educação a partir da crítica à racionalidade técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.22843

Palavras-chave:

Educação, fenomenologia, Paulo Freire, racionalidade técnica

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar contribuições da fenomenologia para o âmbito da educação. Pretende-se traçar o panorama histórico quanto à crise das ciências e o surgimento da fenomenologia, compreendendo a importância da crítica à racionalidade técnica para o pensar da educação. Foi utilizado o método de revisão de literatura narrativa para condução do estudo. Ainda hoje, parte da educação formal segue modelos fundamentados na racionalidade técnica, priorizando o conteúdo e a eficácia do saber-fazer. Vê-se que i) uma educação fenomenológica privilegia a(s) singularidade(s) dos educandos; ii) situa os educadores e educandos em uma relação dialética que compreende a importância do “espantar-se” com o conhecimento e; iii) oferece, a partir da práxis pedagógica e das vivências singulares, uma abertura para as inúmeras possibilidades de ser no mundo. Trata-se de implicar a razão técnica no campo da educação, salientando uma perspectiva em que o fazer alia-se ao ser e suas possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Machado Cunha, Universidade Católica do Salvador – UCSal

Graduando em Psicologia

Antonio José de Souza, Universidade Católica do Salvador – UCSal

Doutor em Família na Sociedade Contemporânea

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica do Salvador – UCSal

Doutora em Psicologia Social

Referências

BICUDO, Maria Ana Aparecida Maria Viggiani; MARTINS, José. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Centauro, 2006.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Sobre a fenomenologia. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ESPOSITO, Vitoria Helena Cunha (Org.). Pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba, SP: Editora Unimep, 1994. p. 15-22.

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming critical: education, knowledge, and action research. London: Taylor & Francis e-Library, 2004. Disponível em: https://epdf.pub/becoming-critical-education-knowledge-and-action-research.html. Acesso em: 17 jul. 2021.

DARTIGUES, André. O que é fenomenologia? Tradução de Maria José J. G. de Almeida. São Paulo: Centauro, 2005.

DICHTCHEKENIAN, Nichan. Educação e Fenomenologia. [S. l.: s. n.], 2015.1 vídeo (14m59s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bhFgKTEU5x4. Acesso em: 11 abr. 2021.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 1, n. 1, p. 34-42, jan-jun, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15. Acesso em: 20 abr. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Política e educação. Organização de Ana Maria de A. Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

HEIDEGGER, Martin. ¿Que significa pensar? Buenos Aires: Editorial Nova, 2005.

HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Introdução e tradução de Urbano Zilles. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

JOSGRILBERG, Rui. Fenomenologia e Educação. Notandum, São Paulo; Porto, v. 38, p. 5-14, mai-ago, 2015. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand38/05-14Rui.pdf. Acesso em: 02 out. 2021.

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto S. Heidegger e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LETENSKI, Irineu. Edmund Husserl e a crise das Ciências Europeias. 2010. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: http://www.humanas.ufpr.br/portal/filosofia/files/2016/02/1335457001Irineu-2010.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.

MAHEIRIE, Kátia. Agenor no mundo: um estudo psicossocial da identidade. Florianópolis: Editora Letras Contemporâneas, 1994.

MARTINI, Rosa Maria F. Paulo Freire e Heidegger: o essencial é deixar aprender. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 9, n. 1, p. 5-13, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.4013/6290. Acesso em: 2 out. 2021.

MOURA, Carlos Alberto Ribeiro. Racionalidade e crise: estudos de história da filosofia moderna e contemporânea. São Paulo: Discurso Editorial e Editora da UFPR, 2001.

PARO, Vitor Henrique. Professor: artesão ou operário? São Paulo: Cortez, 2018.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner. New York: Basic Books, 1983.

SILVA, Claudinei Aparecido de F. Fenomenologia e educação: uma abertura recíproca. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 59-64, jan./jun, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/11506. Acesso em: 05 out. 2021.

SOUZA, Antonio José de. O já-dito e não-dito acerca das identidades e cultura afro-brasileira: histórias de vida-formação-profissão dos docentes de classes multisseriadas. Curitiba: Editora CRV, 2018.

Downloads

Publicado

23.01.2023

Como Citar

CUNHA, Saulo Machado; DE SOUZA, Antonio José; RABINOVICH, Elaine Pedreira. Algumas contribuições da fenomenologia à educação a partir da crítica à racionalidade técnica. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e22843, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.22843. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22843. Acesso em: 19 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)