Conceitos matemáticos relacionados ao pensamento metacognitivo no ensino de biologia: percepções e vivências de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23608

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever as percepções e vivências de professores do Ensino Médio (EM) relacionadas à aplicação de conceitos matemáticos no ensino de conteúdos de Biologia, buscando estabelecer conexão com evocação do pensamento metacognitivo. Constitui em um recorte de uma pesquisa qualitativa de doutoramento, nos princípios da Design-Based Reseach, por meio da qual se estudou aplicações de conceitos matemáticos para o ensino de Biologia no EM. Os resultados apontam que quando o professor reflete o processo de aprender, cria-se possibilidade de fazer uma mediação, de maneira que os estudantes percebam a finalidade da ciência e ampliem o saber. Apontam ainda que, da forma como a Matemática está apresentada no estudo da Biologia em questão, leva o estudante a gerar novos significados para a sua aprendizagem, de modo a conseguir perceber a aplicação de conceitos matemáticos em outra área do conhecimento e a pensar nos processos da sua aprendizagem.

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Biografia do Autor

Erisnaldo Francisco Reis, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Ensino de Ciências Exatas

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ciências

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Publicado

15.08.2023

Como Citar

REIS, Erisnaldo Francisco; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Conceitos matemáticos relacionados ao pensamento metacognitivo no ensino de biologia: percepções e vivências de professores. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23608, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23608. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23608. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos