Significados e sentidos atribuídos por professoras às brincadeiras das crianças com Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23806

Palavras-chave:

Educação Infantil, autismo, desenvolvimento humano

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender os significados e sentidos produzidos por professoras de Educação Infantil sobre as brincadeiras das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Buscou, ainda, identificar e analisar elementos presentes na atividade brinquedo que se apresentaram com potencial pedagógico e que podem qualificar o percurso de desenvolvimento psíquico da criança com TEA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que 60 professoras responderam a um questionário via Google Forms. A partir da análise textual discursiva, foram estabelecidas três categorias: a) reconhecimento dos significados; b) criação dos sentidos; e c) a atividade do brinquedo e seu potencial pedagógico na apropriação de significados e produção de sentidos. Os resultados evidenciam que as professoras reconhecem as características do TEA e dão sentidos diferentes às suas vivências. Destaca-se a importância da significação das práticas pedagógicas pelas professoras e do reconhecimento do potencial humano da criança com TEA.

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Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Doutora em Educação nas Ciências

 

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Doutora em Educação em Ciências

 

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Publicado

24.07.2023

Como Citar

PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski; FRISON, Marli Dallagnol. Significados e sentidos atribuídos por professoras às brincadeiras das crianças com Transtorno do Espectro Autista. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23806, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23806. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23806. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos