As hortas escolares nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23825

Palavras-chave:

Educação Infantil, hortas escolares, práticas pedagógicas

Resumo

É imprescindível que as escolas, desde a Educação Infantil, oportunizem às crianças momentos para seu desenvolvimento. A partir do paradigma da educação holística, este artigo objetiva investigar de que forma as hortas escolares estão presentes nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil. Participaram deste estudo quarenta e uma professoras que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil do interior do Estado de São Paulo. Os resultados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva e identificadas duas categorias de abordagem das hortas pelas professoras: educação consciente sobre o cuidado do meio ambiente e sustentabilidade. Concluímos que uma prática pedagógica que considera a horta escolar como balizadora das vivências cotidianas pode oportunizar às crianças desenvolvimento integral e transformação que impacta a equipe e as famílias envolvidas.

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Biografia do Autor

Viviane Andrade Bandeira, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Mestrado em Educação

 

Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutorado em Educação

 

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Publicado

26.04.2023

Como Citar

BANDEIRA, Viviane Andrade; ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. As hortas escolares nas práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23825, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23825. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23825. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"

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